Economia

Banca quer mais crescimento para o PIB impulsionar negócios

Ana Paulo

Jornalista

O presidente da Comissão Executivo do Standard Bank Angola, Luís Teles, destacou, em Luanda, que Angola registou, em 2022, um ciclo económico positivo, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) atingido mais de três por cento.

06/02/2023  Última atualização 09H12
© Fotografia por: DR

Luís Teles, que também participou no Fórum sobre "Infra-estruturas em Angola”, realçou que, para este ano, a previsão de crescimento também será positiva, mas realçou que para o sector bancário este incremento "é ainda considerado insuficiente”.

O gestor defende a necessidade de se acelerarem os investimentos para as infra-estruturas, melhorar a capacidade de execução dos projectos preconizados, por for-ma a assegurar que se eleve a percentagem do PIB.

Para o gestor, Angola tem de aumentar a distribuição da riqueza, bem como a capacidade de absorver a mão-de-obra, criando mais emprego. "Para melhor desenvolvimento do sector é necessário acelerar  os investimentos em infra-estruturas em Angola para que a economia ou o PIB cresça mais do que três por cento”, disse Luís Teles.

Sustenta que para que haja crescimento económico é necessário envolver mais o sector privado, "porque o Estado não  tem capacidade de endividamento  orçamental para executar todos os projectos que são necessários no país”.

Destacou a necessidade de se identificarem projectos prioritários no quadro do novo Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 que está a ser elaborado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia