Economia

Banca aprova 21 projectos e aumenta desembolsos

Um total de 21 projectos deu entrada, esta semana, na banca comercial no âmbito dos instrumentos de créditos mobilizados pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, mobilizando cerca de 580 milhões de kwanzas.

02/02/2021  Última atualização 10H35
Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, sinalizou o alcance das previsões © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
Os números apresentados, ontem, no habitual briefing bissemanal, mostraram que, ao longo de Janeiro, se registaram 140 projectos em negociação, 34 aprovados e 20 mil milhões de kwanzas desembolsados. 21 projectos financiados resultaram de aprovações feitas pelos bancos de Desenvolvimento de Angola (BDA) com 17, Internacional de Crédito (BIC) com 2 e Angolano de Investimentos (BAI) também com outros 2.

De acordo com o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, na semana finda, foram registados 1.418 novos produtores, que somam no PPN 8.397, sendo que a meta para o ano em curso é de 10 mil produtores nacionais registados.
As províncias que mais registaram produtores no PPN são a Huíla com 1.519, Bié com 1.362 e Cunene com 726.

Reconversão da Economia


Mário Caetano João lembrou a meta para a formalização de duas mil micro-empresas até 2022, sendo que, em 2020, foram  formalizadas 250 empresas e agora em Janeiro já foram registadas 191 empresas, o que totaliza 491 negócios formalizados. Restam um total de mais de 1.500 empresas por formalizar até 2022.

Sobre os montantes aprovados  para o micro-crédito, em 2020, o secretário de Estado para a Economia indicou a cifra de 1,2 mil milhões de kwanzas e que, até à presente data, já se obteve 186 milhões de kwanzas. A meta, como mostrou, é atingir quatro mil milhões de kwanzas, isto de acordo com o produto financeiro estipulado no Decreto Presidencial 98/20 relacionado ao micro-crédito.
Sobre as instituições de apoio à materialização da estratégia de dinamização do micro-crédito, são no total oito sociedades de micro-crédito e uma cooperativa.

Operações

Na semana transacta, de acordo com os dados do briefing bissemanal, o sector registou 94 pedidos de microcrédito e das solicitações que têm em carteira, foram aprovadas 48 operações, que totalizam 190 operações desde o início do ano.
Já o montante solicitado com avaliações e aprovações, estimadas em 94 solicitações de micro-crédito registadas na semana transacta traduz-se em 243 milhões de kwanzas, enquanto os 48 projectos aprovados representam 39 milhões de kwanzas. Ao todo, estão controlados, nesse domínio, 186 projectos.

Em termos de distribuição por província, a que mais tem estado a beneficiar do micro-crédito é o Huambo, seguida por Huíla e Benguela, isto se for posto de lado a província de Luanda, que detém 96 operações de micro-crédito.
Os indicadores do MEP posicionaram o Huambo com 22, Benguela com 11 e Huíla com nove iniciativas.
O sector do agro-negócio é o que mais beneficia do micro-crédito. Na última se-mana, viu 21 novas operações a serem aprovadas, totalizando desde o início do ano 802 operações.

A área do processamento de produtos alimentares com 196 operações, aprovou mais seis na semana transacta. A área de reciclagem de resíduos urbanos sólidos surge com 144 aprovações, duas delas na semana finda.
Na quinta-feira, o MEP faz nova abordagem, mais ligada ao planeamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia