O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima de Massano, avançou, esta segunda-feira, em Luanda, que no sector das bebidas não alcoólicas “não temos ninguém a transformar a fruta em bebida”, num país com grandes potencialidades.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou aos países africanos que implementem uma estratégia abrangente, incluindo austeridade orçamental e reestruturações da dívida, para evitar preocupações sobre uma crise da dívida soberana na África subsaariana.
A balança comercial de Angola registou, no exercício económico de 2022, um saldo positivo de 14,9 biliões de kwanzas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados do INE avançam que, comparando à evolução dos saldos entre 2021 e 2022, se regista um crescimento de 7,59 por cento. Os principais parceiros de Angola nas exportações durante o período foram a China, com 43,70 por cento, Índia (10,24%), França (7,25%), Países Baixos (6,83%) e Espanha (4,43%), em relação ao valor total das exportações.
Quanto às importações, os principais parceiros de Angola foram a China, com 16,02
por cento, Portugal (10,77%), Coreia do Sul (9,24%), Países Baixos (6,84%) e Índia (6,10%), em relação ao valor total das importações.
No que se refere aos principais parceiros africanos nas exportações constam a África do Sul, com 47,01 por cento, Malawi (13,58%), República Democrática do Congo (12,75%), São Tomé e Príncipe (5,04%) e Togo (4,39%), em relação ao valor total de África, ao passo que nas importações foram a África do Sul, com 54,65 por cento, Togo (12,82%), Namíbia (7,17%), Marrocos (6,43%) e Egipto (3,07%), em relação ao valor total de África.
Os grupos de produtos que tiveram maior participação no valor total das exportações, segundo o INE, foram os combustíveis e minerais com 94,92 por cento, pérolas e metais preciosos (3,97%), enquanto no valor total das importações os produtos que mais se destacaram foram os combustíveis, com 22,42 por cento, máquinas e aparelhos (18,57%), bens alimentares (12,24%), químicos (9,35%) e veículos e outros meios de transporte (9,03%).
Durante o ano de 2022, segundo a Classificação por Grandes Categorias Económicas (CGCE), os bens que tiveram maior participação no total das exportações foram os combustíveis e lubrificantes, com 94,45 por cento, fornecimentos industriais não especificados em outras categorias (4,95%), enquanto no valor total das importações as que mais se destacaram foram os fornecimentos industriais não especificados em outras categorias com 23,59 por cento, combustíveis e lubrificantes (22,31%), bens de capital, excepto equipamentos de Transporte suas partes e acessórios (18,71%) e produtos alimentares e bebidas (17,19%).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginDepois de meses de negociações com as autoridades da República do Congo, a Macon, empresa privada de transporte público de passageiros inter-provincial vai abrir, a partir deste ano, a rota Luanda-Brazzaville. A revelação foi feita, ao Jornal de Angola , pelo seu director de Intercâmbio, Armando Macedo.
Uma comitiva composta por 13 operadores turísticos, investidores e jornalistas estrangeiros da França, Itália e Espanha, constatam desde sexta-feira, nos municípios do Dirico e Rivungo, província do Cuando Cubango, as potencialidades da região angolana do Okavango.
A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, reafirmou, em Roma, que o sector Agrícola é crucial para o desenvolvimento de África, mas defendeu que precisa de maior mecanização, para aumentar a produtividade económica, reduzir as perdas pós-colheita e atender à crescente demanda por alimentos.
Angola apresentou, nos dias 26 e 29 deste mês, as potencialidades no domínio agrícola durante a Conferência Internacional Empresarial “IMEX-Alcoy 2023”, na cidade valenciana de Alcoy (Espanha), que decorreu sob o lema “Planos de crescimento empresarial e novos mercados para a Internacionalização”.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
A loja de registos da Chicala-Choloanga, na província do Huambo, foi inaugurada, esta segunda-feira, pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, no âmbito da jornada de trabalho de dois dias à região.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou aos países africanos que implementem uma estratégia abrangente, incluindo austeridade orçamental e reestruturações da dívida, para evitar preocupações sobre uma crise da dívida soberana na África subsaariana.