Desporto

BAL: Petro de Luanda falha a final

Armindo Pereira

Jornalista

A equipa do Petro de Luanda perdeu, nesta quarta-feira, no Arena de Kigali, por 86-92, com o AS Douanes, na primeira meia-final da Basketeball Africa League, que decorre até 27 do corrente na capital rwandesa. Na terceira presença consecutiva, a equipa angolana caiu diante da superioridade “absoluta” dos senegaleses, que dominaram o jogo todo.

25/05/2023  Última atualização 08H00
Extremo-base angolano Carlos Morais encontrou dificuldades para suplantar as grandes torres que o marcaram durante o jogo © Fotografia por: DR

Sem argumentos tácticos convincentes para chegar à final, os petrolíferos perderam em três quartos e a melhor prestação foi a igualdade a 23 pontos, no parcial do último quarto. O desempenho na recta final não foi suficiente para igualar o feito da edição anterior.

Durante a dominação clara dos "oestes-africanos”, Childe Dundão, Carlos Morais e Gerson Lukeny  foram alvos de marcações "impiedosas” e tiveram pouco espaço para criar as linhas de passes e penetração na zona restritiva dos campeões senegaleses. Os pupilos de Mamadou Gueye sabiam que estavam diante de um crónico candidato ao título.

História do Jogo

O primeiro quarto foi pouco produtivo face às preocupações defensivas de ambas as partes, em que houve algum nervosismo à mistura. Passes extraviados e perdas de bola sucessivas foram outras nuances dos minutos iniciais.

Estavam disputados cinco minutos e registou-se uma igualdade a oito pontos, fruto do rigor defensivo. Nessa altura, ficou notória que os árbitros seriam o elo mais fraco do desafio, fruto dos contactos excessivos dos jogadores do AS Douanes.  

A toada era ora marco eu, ora marcas tu, numa altura em que as trocas defensivas do Petro de Luanda já não se faziam sentir. Os jogadores contrários exploraram as brechas e amealharam pontos. O período terminou com vantagem tangencial (19-20) favorável aos senegaleses.    

O segundo quarto não trouxe mudanças significativas na movimentação ofensiva dos tricolores, como se esperava, pois o conjunto de José Neto já deu mostras de saber reagir em situações adversas. Pelo contrário, o embaixador angolano ficou órfão de criatividade ofensiva face à pressão dos senegaleses, que o levou a privar-se de pontos marcados durante três minutos.

Mais altos e pesados, as "torres” adversárias conseguiram dificultar ao máximo os jogadores do Petro de Luanda. Sem arte nem engenho, não encontraram brechas para finalizar na zona interior. A estatística do jogo interior esteve muito abaixo das expectativas.

Enquanto o embaixador angolano não conseguia colocar em prática o favoritismo teórico, o AS Douanes exibia ligeira superioridade. O bom desempenho permitiu-lhe sair vitorioso também no segundo período por 49-45 e foi ao intervalo maior com a vantagem de quatro pontos.  

Nas hostes tricolores, continuava a reinar a crença de que a reviravolta seria possível. As mexidas efectuadas por José Neto trouxeram algum alento, mas depois a equipa não foi capaz de manter a consistência.

Do lado contrário, o extremo-poste norte-americano Marcus Crawford e o base Jean Jacques Boissy continuaram a comandar as acções ofensivas do campeão senegalês. Petro continuou a correr atrás do prejuízo e conseguiu recuperar uma desvantagem de 12 pontos para apenas quatro: 84-88. A pressão sobre os jogadores aumentava à medida que o tempo passava. A turma do Eixo Viário perdeu dois ataques seguidos que dariam outro rumo ao desfecho final.

Em resposta, Boissy converteu os dois lances livres a que teve direito e sentenciou o jogo em 92-86, colocando fim ao sonho do representante angolano de conquistar o primeiro título da BAL.

Jean Jacques Boissy foi o melhor cestinha com 28 pontos. O extremo norte-americano Damian Hollis com 19 cestos convertidos foi o mais inconformado do Petro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto