Regiões

Bairros de Menongue beneficiam de energia no âmbito do PIIM

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Os bairros Saúde, Benfica e Paz, arredores da cidade de Menongue, beneficiam, pela primeira vez, desde sexta-feira, de energia eléctrica, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), após a inauguração de três Postos de Transformação (PT) nas referidas localidades, pelo governador do Cuando Cubango.

29/11/2023  Última atualização 07H26
Governador do Cuando Cubango, José Martins, inaugurou mais três Postos de Transformação de corrente eléctrica © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro

Segundo José Martins, o projecto permitiu que fossem feitas mais de 1.300 ligações domiciliárias, das quais 530 no bairro Saúde, 450 no Novo e 320 no Benfica, bem como iluminação pública de cerca de 4,5 quilómetros nas referidas localidades.

O governante apelou à população no sentido de preservar o bem público, para que as gerações vindouras possam beneficiar dos projectos e acções que o Executivo tem vindo a colocar à disposição, visando a melhoria da qualidade de vida. 

A expansão da rede distribuição de energia eléctrica, referiu, deve ser correspondida com o pagamento do consumo, para que o retorno dos investimentos do Estado possa garantir a realização de mais acções que visam beneficiar a população.

A cidade de Menongue conta actualmente com cerca de 20 mil ligações domiciliares, das quais 18 mil do sistema pós-pago e cerca de duas mil no sistema pré-pago. 

O ancião João Ndala, que vive há mais de 14 anos no bairro Benfica, disse que a energia trouxe alegria e bem-estar à população da referida localidade, que outrora dependia de geradores.

João Ndala disse que não possui nenhum electrodoméstico e que o que mais lhe importa é ver a sua humilde casa iluminada. 

Enalteceu o facto de o Governo estar a resolver a problemática da falta de água potável e de energia eléctrica, bem como a reabilitação e construção de estradas, escolas, unidades sanitárias e outras infra-estruturas sociais que visam melhorar as condições de vida da população.

Francisco Koaty Chombé (Avô Batalhador Sofredor), morador do bairro Saúde, disse que, por falta de energia eléctrica e iluminação pública, tinha sido agredido, devido à escuridão à noite. "Agora já podemos ver televisão e conservar os frescos e a população poderá circular mais à vontade durante a noite”. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões