A Primeira-Dama da República defendeu, esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de se promover um ambiente de aprendizagem e de formação especializada em novos domínios do saber com vista ao empoderamento das mulheres no crescimento da economia.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participou, esta terça-feira, da cerimónia de lançamento do “Programa de Mentoria para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Petrolífero em Angola” (MUHATU), que decorre, em Luanda.
Os bairros dos Pescadores, Barra do Bengo, Vidrul e Cerâmica, situados nos arredores da vila sede no município de Cacuaco, em Luanda, beneficiam, desde ontem, de iluminação pública, na sequência da inauguração de 21 Postos de Transformação (PT), soube o Jornal de Angola. Os 21 PT foram implantados nas ruas dos referidos bairros, recentemente requalificadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios do (PIIM).
Trata-se da rua da Conduta que se estende do posto de controlo de Kifangondo à antiga ponte da Caterpilar, no sentido paralelo direito à Via Expressa Kifangondo/Luanda, da via que liga a Via Expressa acima citada à Barra do Bengo, no bairro da Boca do Rio, e a rua da Cerâmica, que parte do seu entroncamento na vila de Cacuaco aos bairros do Paraíso e Kicolo.
Segundo o director municipal da Energia e Águas de Cacuaco, Fernando Londungue, dos 23 PT’s antes montados, só 21 deles estão em condições de fornecer a iluminação pública, o que vai contribuir para a diminuição da delinquência na urbe, pois, os outros dois não se encontram aptos para o fazer, por apresentarem algumas deficiências técnicas.
Fernando Londungue acrescentou que a Administração Municipal de Cacuaco vai continuar a dar prioridade à resolução dos problemas que mais afligem as populações, dando a conhecer que a ligação dos postes de iluminação pública não será feita num único dia, uma vez que, as linhas de média tensão paralelas, além de atenderem as luminárias, também fornecem energia às ligações domiciliares.
Relativamente à vandalização de alguns postes de iluminação pública, o director municipal da Energia e Águas lamentou o facto de a situação ocorrer somente em Cacuaco, o que deixa algumas reticências na análise desse problema.
"Recentemente os meliantes destruíram dois postes de iluminação pública, retiraram as luminárias e cortaram 60 metros de cabos eléctricos na rua principal da Conduta e agora levaram mais de duzentos metros de cabos eléctricos na localidade do Mulundo”, disse constrangido Fernando Londungue.
Afirmou estar muito apreensivo porque nos bairros como Paraíso, onde o índice de delinquência é mais acentuado, não se regista vandalização de postes, mas nas vias principais, onde há maior policiamento, os bandidos não perdoam.
"Os meliantes começam a actuar das duas horas da manhã em diante porque sabem que é um período calmo, em que a maior parte da população está recolhida nos seus aposentos”, esclareceu.
Fernando Londungue deu a conhecer que os vândalos efectuam o assalto com duas viaturas, que embatem nos postes de iluminação pública de uma forma simulada, deforma a derrubá-los, e depois de cair retiram os cabos eléctricos, presumindo que o maior objectivo dos vândalos é fazer desacreditar o trabalho da Administração Municipal.
Apelou aos munícipes no sentido de todos serem os primeiros fiscalizadores dos bens que são colocados à sua disposição, para uma melhor conservação.
Enquanto isso, moradores dos bairros abrangidos pela iluminação das ruas manifestam-se satisfeitos, visto que, isso vai contribuir muito na diminuição dos actos delituosos.
Elisa Cata que vive na nova Estrada da Conduta, no bairro dos Pescadores. Disse que é uma mais-valia para a população do bairro em vive, terem a rua principal iluminada e asfaltada, porque facilita a mobilidade de pessoas e mercadorias, sobretudo no período nocturno.
"Nesta rua não temos paz de espírito devido à elevada onda de assaltos que passamos. No período diurno os meliantes atacam a qualquer hora, principalmente quando os moradores saem de casa para labuta diária ou as crianças vão à escola”, afirma Elisa Cata.
Rebeca António acredita que com a implementação da iluminação pública no bairro da Vidrul, os munícipes já poderão circular e efectuar as suas vendas no período nocturno sem grandes constrangimentos.
"Os marginais já não vão conseguir fazer das suas no período da noite no nosso bairro”, disse, acrescentando que "a Administração Municipal está a fazer tudo para melhorar as condições de vida das populações”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 60% da população em Angola, vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento, de produtos florestais não madeireiros para o bem-estar e de meios de subsistência, reportou, esta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Florestas.
O Governo da Província de Luanda realizou, esta terça-feira, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos na floresta da Ilha, na capital do país, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, que serviu, igualmente, para a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e cuidado das florestas.
“Desporto é Saúde, Desporto é Vida”, foi o lema da acção de ginástica realizada pela Angola Telecom, no dia 19 de Março, no Pavilhão do Ferrovia em Luanda, a actividade enquadra-se no âmbito do 31º aniversário da empresa e em alusão ao Dia Do Pai.
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.