Sociedade

Bairros de Cacuaco com mais iluminação

Maiomona Artur | Cacuaco

Os bairros dos Pescadores, Barra do Bengo, Vidrul e Cerâmica, situados nos arredores da vila sede no município de Cacuaco, em Luanda, beneficiam, desde ontem, de iluminação pública, na sequência da inauguração de 21 Postos de Transformação (PT), soube o Jornal de Angola. Os 21 PT foram implantados nas ruas dos referidos bairros, recentemente requalificadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios do (PIIM).

18/03/2023  Última atualização 08H40
Município ganha mais postos de iluminação pública © Fotografia por: Edições Novembro

Trata-se da rua da Conduta que se estende do posto de controlo de Kifangondo à antiga ponte da Caterpilar, no sentido paralelo direito à Via Expressa Kifangondo/Luanda, da via que liga a Via Expressa acima citada à Barra do Bengo, no bairro da Boca do Rio, e a rua da Cerâmica, que parte do seu entroncamento na vila de Cacuaco aos bairros do Paraíso e Kicolo.

Segundo o director municipal da Energia e Águas de Cacuaco, Fernando Londungue, dos 23 PT’s antes montados, só 21 deles estão em condições de fornecer a iluminação pública, o que vai contribuir para a diminuição da delinquência na urbe, pois, os outros dois não se encontram  aptos para o fazer, por apresentarem algumas deficiências técnicas.

Fernando Londungue acrescentou que a Administração Municipal de Cacuaco vai continuar a dar prioridade à resolução dos problemas que mais afligem as populações, dando a conhecer que a ligação dos postes de iluminação pública não será feita num único dia, uma vez que, as linhas de média tensão paralelas, além de atenderem as luminárias, também fornecem energia às ligações domiciliares.

Relativamente à vandalização de alguns postes de iluminação pública, o director municipal da Energia e Águas lamentou o facto de a situação ocorrer somente em Cacuaco, o que deixa algumas reticências na análise desse problema.

"Recentemente os meliantes destruíram dois postes de iluminação pública, retiraram as luminárias e cortaram 60 metros de cabos eléctricos  na rua principal da Conduta e agora levaram mais de duzentos metros de cabos eléctricos na localidade do Mulundo”, disse constrangido Fernando Londungue.

Afirmou estar muito apreensivo porque nos bairros como Paraíso, onde o índice de delinquência é mais acentuado, não se regista vandalização de postes, mas nas vias principais, onde há maior policiamento, os bandidos não perdoam.

"Os meliantes começam a actuar das duas horas da manhã em diante porque sabem que é um período calmo, em que a maior parte da população está recolhida nos seus aposentos”, esclareceu.

Fernando Londungue deu a conhecer que os vândalos efectuam o assalto com duas viaturas, que embatem nos postes de iluminação pública de uma forma simulada, deforma a derrubá-los, e depois de cair retiram os cabos eléctricos, presumindo que o maior objectivo dos vândalos é fazer desacreditar o trabalho da Administração Municipal.

Apelou aos munícipes no sentido de todos serem os primeiros fiscalizadores dos bens que são colocados à sua disposição, para uma melhor conservação.

Enquanto isso, moradores dos bairros abrangidos pela iluminação das ruas manifestam-se satisfeitos, visto que, isso vai contribuir muito na diminuição dos actos delituosos.

Elisa Cata que vive na nova Estrada da Conduta, no bairro dos Pescadores. Disse que é uma mais-valia para a população do bairro em vive, terem a rua principal iluminada e asfaltada, porque facilita a mobilidade de pessoas e mercadorias, sobretudo no período nocturno.

 "Nesta rua não temos paz de espírito devido à elevada onda de assaltos que passamos. No período diurno os meliantes atacam a qualquer hora, principalmente quando os moradores saem de casa para labuta diária ou as crianças vão à escola”, afirma Elisa Cata.

Rebeca António acredita que com a implementação da iluminação pública no bairro da Vidrul, os munícipes já poderão circular e efectuar as suas vendas no período nocturno sem grandes constrangimentos. 

 "Os marginais já não vão conseguir fazer das suas no período da noite no nosso bairro”, disse, acrescentando que  "a Administração Municipal  está a fazer tudo para melhorar as condições de vida das populações”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade