Economia

BAI vende acções em duas sociedades

O Banco Angolano de Investimentos S.A (BAI) estabeleceu acordos de princípio para a alienação de 72,6 e 51 por cento, respectivamente, das participações sociais detidas directa e indirectamente no capital social da Griner Engenharia S.A e da Novinvest S.A, comunicou, ontem, em Luanda.

04/08/2021  Última atualização 03H25
Banco avança com saída paulatina em actividades “non core” © Fotografia por: DR
As referidas alienações serão efectuadas através de uma operação de venda das acções aos quadros de gestão (operação financeira conhecida por management buyout) da sociedade Griner Engenharia S.A, pelo montante global de Kz 10 mil milhões.

A Griner Engenharia S.A é uma sociedade angolana de engenharia, construção de edifícios e infra-estruturas, com actividade em quatro países africanos, onde o grupo BAI detinha uma participação de 82,6 por cento e ficará com 10 por cento.

Já a Novinvest S.A é uma sociedade participada em 49 por cento pela Griner Engenharia e em 51 por cento pelo grupo BAI, para o desenvolvimento e gestão de participações e de actividades complementares da cadeia de valor da construção como a indústria de materiais de construção, concessões, serviços especializados e imobiliário.

As operações inserem-se na estratégia de separação das actividades financeiras e não financeiras do grupo BAI, permitindo, a criação de grupos que contribuam para o crescimento do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia