Uma delegação da União Europeia (UE) efectuou no último sábado, 9, uma visita ao Porto do Lobito, que serviu para verificar o engajamento da sua parceria com Angola em relação ao Corredor do Lobito.
O All-American Rail Group (AARG) assinou domingo, em Luanda, um Memorando de Entendimento com o Ministério dos Transportes com o objectivo de apoiar o plano de expansão ferroviária do Norte do país, num investimento estimado em 4,5 biliões de dólares.
O Banco Angolano de Investimento (BAI) possui uma linha de financiamento no valor total de 100 mil milhões de Kwanzas destinada à concessão de crédito para a economia nacional, afirmou o presidente da Comissão Executiva (PCE) da instituição bancária em Luanda.
Luís Lélis, que conversou com a imprensa durante as conferências da Academia BAI (CAB) sobre 'Sustentabilidade no Sector Bancário Nacional', assunto que fez parte das comemorações do 27º aniversário do BAI e o 11º aniversário da academia daquela instituição bancária (que decorreu na última sexta-feira), acrescentou que esse valor resulta de uma taxa de conversão de depósitos em crédito de 35% alcançada até o momento.
O gestor argumentou mais adiante que no sector bancário do país existem fundamentos que auxiliam na tomada de decisões e, ao mesmo tempo, garantem o sucesso sustentável das instituições financeiras e do desenvolvimento nacional.
Por outro lado, Luís Lélis afirmou que "o BAI continua a implementar planos estratégicos no campo dos negócios e, até agora, tem cumprido rigorosamente os programas nos quais outros parceiros estão envolvidos."
Para a Presidente do Conselho da Administração da Academia do BAI, Noelma d'Abreu, o objectivo da realização da CAB foi "reunir as diversas perspectivas relacionadas ao sector financeiro e receber as melhores contribuições para melhorar a operacionalização bancária”.
Nesse sentido, decidiu-se organizar o evento com dois momentos: o primeiro voltado para a "Sustentabilidade no Sector Bancário Angola" e o segundo para os "Desafios da Sustentabilidade".
Noelma lembrou que o país assinou acordos e compromissos para alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável e, por isso, "é necessário prestar maior atenção à interdependência entre os vários sectores afins”.
"A banca deve ser sustentável e estável para contribuir para o desenvolvimento económico local", atirou.
Na opinião do PCA da Associação Angolana de Bancos (ABANC), Mário Nascimento, já é possível falar em sustentabilidade no sector bancário, uma vez que o assunto começa a despertar o interesse de todos. Mas, admite que ainda falta no sector "um enquadramento regulatório e consolidado para tornar visíveis os critérios de sustentabilidade”.
O director Regional da Sun África, Giza Martins, acrescenta que sendo a sustentabilidade processo de inclusão de factores ambientais, dentro do sector bancário nacional, "existem poucas evidências de esforços para o acompanhamento virado ao assunto”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.