Economia

BAD propõe nova estratégia de cooperação económica

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) propôs ao Governo moçambicano uma nova estratégia para o período 2023-2028 visando a mobilização de recursos para programas de desenvolvimento social e económico, refere a instituição financeira em comunicado.

15/03/2023  Última atualização 06H15
© Fotografia por: DR

Na nota, avança-se que o Documento de Estratégia do País (CSP, na sigla ingle-sa) foi apresentado por uma equipa do BAD ao ministro da Economia e Finanças moçambicano, Max Tonela, na última semana, em Maputo.

O documento ainda terá de ser aprovado pelo conselho de administração daquele organismo e trata-se de "um instrumento importante para mobilizar recursos”.

O BAD adianta que os recursos a angariar no quadro do CSP serão usados no apoio a projectos na agricultura, saúde, educação, água, energia e infra-estrutura.

A directora do Departamento de Agricultura, Finanças e Desenvolvimento Rural do BAD, Atsuko Toda, citada no comunicado, defendeu a "importância da transformação agrícola moçambicana, para a redução da pobreza e a desigualdade, de forma eficaz e sustentável”.

Em Maputo, além de membros do Governo, a equipa do BAD reuniu-se com o sector privado e parceiros de cooperação de Moçambique.

"O banco reconhece que o envolvimento dos parceiros de desenvolvimento e do sector privado servirão como a base do futuro envolvimento entre estes agentes chave em projectos de investimento principalmente na agricultura, bem como na saúde, educação, água, energia e infra-estrutura”, refere-se na nota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia