Economia

BAD constata condições para aplicar projectos nos Camarões

Uma missão do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) visitou os Camarões, entre finais de Novembro e meados de Dezembro de 2022, para uma avaliação preliminar do Projecto de Apoio à Promoção do Empreendedorismo, Melhoria de Competências e Competitividade nos sectores da Construção e Obras Públicas, Transportes, Energia, Tecnologias de Informação e Comunicação e Economia Verde.

03/02/2023  Última atualização 10H46
© Fotografia por: DR

De acordo com a fontes do Banco Africano de Desenvolvilmento (BAD), citadas pelo Grupo APO, a referida missão foi liderada pelo gestor do projecto. Alfred Regis Ouédraogo, especialista em desenvolvimento social do Banco Africano de Desenvolvimento, reuniu-se com vários funcionários governamentais envolvidos no projecto, nomeadamente o ministro do Emprego e Formação Profissional, Issa Tchiroma Bakary, e o ministro das Pequenas e Médias Empresas, Economia Social e Artesanato, Achille Bassilekin III, bem como com outros actores importantes.

Estas reuniões, avança a Grupo APO, confirmaram as diferentes componentes e subcomponentes do projecto, o financiamento, bem como as actividades a realizar, nomeadamente a formação profissional em conjunto com o sector privado e outros parceiros técnicos e financeiros. De acordo com Alfred Regis Ouédraogo, "a missão de avaliação preliminar foi bastante satisfatória. Os intercâmbios permitiram dar clareza aos passos seguintes e às acções restantes”.

Entre os pontos a finalizar, o Ministério do Emprego e Formação Profissional informou à missão de que tinham sido tomadas medidas para disponibilizar documentos sobre a propriedade da terra, para finalizar os estudos técnicos e arquitectónicos, para realizar o estudo de viabilidade e os de impacto ambiental para o projecto nas regiões do país abrangidas.

Soube-se também que o governo está a trabalhar para proteger os locais envolvidos e que a implementação do projecto proporcionará aos jovens camaronenses formações e qualificações para satisfazer as necessidades da economia nacional.

O projecto visa desenvolver as competências necessárias para satisfazer as necessidades da economia camaronesa com vista a promover o emprego para jovens e mulheres nos sectores da construção, transportes, energia, TIC e economia verde, e abrange as regiões Centro, Litoral, Sudoeste, Sul e Extremo Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia