Economia

Azule Energy assina contrato com a Aker Solutions de 1,5 mil milhões de dólares

A multinacional britânica de engenharia Aker Solutions firmou um contrato, plurianual, de 1,5 mil milhões de dólares com a Azule Energy, para o fornecimento de serviços de engenharia, aquisição e construção de projectos brownfield e modificações, para duas unidades de produção, armazenamento e transferência flutuantes (FPSO), no país.

11/06/2024  Última atualização 08H18
A operadora angolana é um dos grandes produtores de crude © Fotografia por: DR

Segundo uma nota da Aker Solutions, o projecto é a continuação do actual acordo que a empresa tem com a Azule Energy.

A Azule Energy é o maior produtor independente de petróleo e gás no país, e uma "joint venture” de propriedade da Eni e da BP. 

No âmbito dos trabalhos, segundo a Aker Solutions, a obra compreende serviços de engenharia, compras e construção (EPC) dos escopos de manutenção e modificações de brownfields.  

O acordo-quadro, que cobre as actividades de manutenção e modificações de plataformas, tem  a duração de três anos, mais duas opções de um ano. 

 

Gestão do projecto

O contrato, segundo a instituição, será executado e entregue pelas equipas da Aker Solutions baseada em Luanda e Aberdeen, Reino Unido, sendo que a gestão do projecto ficará firme em Angola para estar próxima da operação e continuar a desenvolver-se localmente.  

"Estamos a desenvolver o nosso sólido historial em Angola, que remonta de 1998. A Aker Solutions é um operador líder de serviços e tem uma ambição clara de crescer internacionalmente. Este novo contrato fortalece as nossas operações globais de ciclo de vida e é um projecto fundamental para os nossos escritórios em Aberdeen e Luanda”, disse o vice-presidente executivo e chefe de ciclo de vida da Aker Solutions, Paal Eikeseth.

O gestor afirmou que ao longo do período do contrato houve um crescimento substancial em termos de execução no país e no desenvolvimento da força de trabalho local da Aker Solutions.

Actualmente, segundo o gestor, mais de 40 por cento do volume total do escopo está a ser executado em Angola, e uma meta significativamente maior foi definida para o novo período do contrato. "Estamos a recrutar mais pessoas para aumentar a força de trabalho e a competência da nossa equipa de projectos. No futuro, os nossos esforços de desenvolvimento de negócios locais vão concentrar-se na melhoria e fortalecimento das relações com os subcontratantes locais, bem como na contratação e formação de pessoal local”, avançou Paal Eikeseth.  

O responsável afirmou que o contrato com a Azule Energy será registado como parte da entrada de pedidos da Aker Solutions no segundo trimestre, no segmento de ciclo de vida do projecto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia