A dívida dos nove municípios da província de Luanda para com a Empresa Pública de Águas (EPAL), acumulada dos anos anteriores até Maio último, chegou aos 105 mil milhões de kwanzas, revelou, esta terça-feira , a directora de Engenharia da instituição.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
A população da cidade do Dundo, município do Chitato, capital da Lunda-Norte, está privada do abastecimento de água potável há quase duas semanas, devido à uma avaria registada em duas das quatro electrobombas que asseguram a captação, a partir do rio Luachimo.
Na Centralidade do Mussengue, por exemplo, as pessoas recorrem à nascente do rio Dundo e os que têm meios de transporte dirigem-se às zonas do Camundembele e outras.
Segundo o administrador municipal do Chitato, Lázaro Celestino, parte da solução do problema ultrapassa as capacidades locais e deve contar com a intervenção do Ministério da Energia e Águas.
Falando à imprensa, à margem de uma visita efectuada, sábado, pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Lino dos Santos, o administrador municipal do Chitato garantiu que os técnicos da entidade gestora dos sistemas de abastecimento de água potável na Lunda-Norte estão engajados para se ultrapassar o problema, mas as dificuldades em termos de capacidade técnica persistem.
"A entidade que gere os sistemas de abastecimento de água potável diz que a avaria é profunda. Tudo está a ser feito pelos técnicos, mas parte das soluções transcendem as capacidades locais", disse, pedindo calma à população.
O presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Pública de Águas e Saneamento da Lunda-Norte, André Camilo, disse à nossa reportagem que a avaria deve-se ao desgaste dos equipamentos electromecânicos. Afirmou que, no quadro dos esforços em curso, foi feito um pedido à Sociedade Mineira do Catoca, em Saurimo (Lunda-Sul), em função da sua capacidade técnica, visando a reparação e recuperação dos equipamentos avariados.
A captação do Luachimo abastece os distritos do Mussungue, Dundo e Chitato.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
Angola apelou, esta terça-feira, em Luanda, os Estados-membros da União Africana (UA) a desenvolverem estratégias no domínio nacional, regional e continental para a protecção do mar, compreendendo uma ampla acção para os países prevenirem riscos e identificarem ameaças, tendo em vista o combate à pirataria na Região do Golfo da Guiné.