Regiões

Autoridades provinciais preocupadas com acções de desflorestação e queimadas

Kapalo Manuel | Luena

As acções de desflorestão, queimadas e a prática de agricultura intinerante por parte dos camponeses, constituem uma peocupação para todos, considerou, no Luena, director do Gabinete Provincial de Ambiente e Gestão dos Residuos no Moxico.

31/01/2023  Última atualização 09H00
As queimadas nas comunidades rurais representam um dos maiores desafios em termos ambientais um pouco por todo o país © Fotografia por: DR
Paulo  Lumai, falando em entrevista ao Jornal de Angola, por ocasião da Semana Nacional de Ambiente, disse que  ¨devemos ensinar as populações sobre a educação am-biental com acções de palestras para que cada um seja um  fiscal ambiental, permitindo, deste modo, uma mudança de atitudes na conservação do meio ambiente¨.

O responsável defendeu maior responsabilidade na conservação do meio ambi-ente a nível da província, tendo exortado a todos à necessidade de manter o lixo em locais apropriados para evitar a formação de focos de resíduos sólidos em locais inadequados. 

 O responsável afirmou que a maioria dos vectores de doenças, principalmente nesta época das chuvas, formam-se ou provêm do lixo, provocando várias enfermidades aos seres humanos.     

 O director afirmou que a Semana Nacional de Am-biente comemora-se sob o lema ¨reutilizar  o  passado, reciclar o presente e salvar o futuro¨, com um conjunto de iniciativas e planos de actividade que estão a ser  ajustados segundo o director, para  atendender a realidade local.  

Para saudar  a data  a nível da província, segundo o responsável, estão em curso visitas de constatação aos locais  de deposição  de lixo urbano e suburbanos, funcionamento da estação de tratamento de águas residuais, palestras sobre a importância de conservação do meio ambiente e plantação de ávores nos recintos  escolares. Sublinhou que a província do Moxico possui ainda grandes reservas florestais que facilitam a emissão do oxigénio que, por sua vez, ajudam a mitigar a poluição e a contaminação do meio ambiente.

Quanto ao saneamento e gestão de resíduos a  nível dos municípios, apenas a sede da província  e o  Camanongue  possuem  empresas de reco-lha de lixos e para os restantes, sublinhou, a actividade é exercida pelos funcionários das administrações municipais.

 O responsavel garantiu que tudo está a ser feito para que no futuro próximo os demais nunicípios tenham também empresas especiaçializadas para a gestão e recolha dos resíduos e que estes locais produzem. 

Acrescentou que o  ambien-te é transversal e o impacto nocivo da acção do homem reflecte de forma directa e progressiva na vida de todos, por isto, sublinhou que, todas as nações  estão preocupadas com as questões ambientais sobretudo as alterações climáticas que são produtos da má gestão do meio ambiente. 

Explicou que, a execução prática da gestão do meio ambiente cabe às administrações municipais dotados de meios humanos e financeiros para contratar empresas e executar todas as acções traçadas politicamente pelo Sector do Ambiente.

Finalmente, o director do Gabinete Provincial do Am-biente e Gestão dos Resíduos no Moxico lembrou que, devido ao crescimento da população nestes últimos anos, nota-se maior produção de resíduos sólidos nas zonas urnbanas e suburbanas. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões