A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
As autoridades do sector da Cultura em Cabinda estão, seriamente, empenhadas na implementação de acções que visam preservar os monumentos e sítios, com vista a valorização do património histórico e cultural da província.
Em declarações, terça-feira, ao Jornal de Angola, o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, assegurou que face a dinâmica da modernidade o património local tem estado a perder o seu impacto na sociedade.
De acordo com Ernesto Barros André, todas essas iniciativas tendentes a valorização do património histórico e cultural da província, que o sector da Cultura leva acabo, estão enquadradas nas Políticas de Desenvolvimento e de Gestão Territorial, tendo reforçado que a conservação dos monumentos e sítios ser imprescindível, face "a dinâmica do desenvolvimento da sociedade que tem estado a contribuir negativamente para a desvalorização desses locais”.
A conservação e consequente valorização do património histórico-cultural da região, frisou, afiguram-se como um pressuposto de extrema relevância por serem elementos basilares para a consolidação e organização da identidade cultural de um povo.
"Os monumentos e sítios têm um significado ‘sui generis’, por serem para além de símbolos que testemunham a nossa história, também a memória colectiva do povo, daí a necessidade da sua preservação para manter o seu valor e o risco de não perderem face a dinâmica de desenvolvimento das cidades” sublinhou, o chefe máximo da cultura no enclave.
O responsável manifestou-se contra o princípio de destruição de locais históricos ao nível da cidade de Cabinda, tal como sucedeu ao local onde embarcavam os escravos no tempo de tráfico negreiro, hoje transformado num espaço que acolhe o Centro de Conferências de Simulambuco.
Indicou também entre outros locais, o sítio de aparição da sereia "Tchi-muissi”, divindade protectora da cidade de Tchiowa (Cabinda), que se construiu o Terminal Marítimo de Passageiro e um restaurante de um ente privado, a destruição de uma das casas de arquitectura holandesa para a construção da nova sede Político-Administrativa da província e invasão do Cemitério do nobres.
"É preciso preservar o património histórico-cultural para não se perder o legado deixado pelos nossos ancestrais tal como se perdeu o local de embarque de escravo que deu lugar ao Centro de Conferências de Simulambuco, a destruição de uma casa de construção holandesa para construção da nova sede Político-Administrativa da Província e o local de aparição da sereia Tchi-muissi para se erguer o Terminal Marítimo de Passageiros e um restaurante bem como a inovação do cemitérios dos nobres”, reiterou.
A par dos monumentos e sítios tidos como património material, Ernesto Barros André informou que o sector que dirige trabalha no sentido de manter a preservação das línguas locais, danças, canções, indumentárias, culinária, jogos tradicionais de infância entre outros usos e costumes que caracterizam o modus vivendis dos povos autóctones da região mais a norte do país (Cabinda).
"É importante que cada um de nós saiba valorizar as nossas origens, contribuindo, assim na preservação e divulgação das potencialidades sócio-culturais do povo angolano e de Cabinda em particular nos seus mais variados domínios”.
Salientou que a Secretaria Provincial da Cultura tem estado a realizar ciclos de palestras nas escolas da província, no sentido de despertar a consciência dos alunos sobre a importância do património cultural e da necessidade de se conservar o legado ancestral.
Ernesto Barros André, lembrou que a província de Cabinda dispõe de 84 monumentos e sítios históricos inventariados dos quais 24 já classificados como património nacional com destaque para os Bakama ou Zindunga recentemente classificados pelo Ministério da Cultura e Turismo como património Cultural Imaterial.
"Os Bakama ou Zindunga de Cabinda foram classificados muito recentemente como património imaterial nacional. São os terceiros a beneficiarem esta distinção ao nível do país”, disse, anunciando, por outro lado, estar em curso uma proposta da sua inscrição ao nível da UNESCO como Património Mundial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.