Economia

Autoridades distribuem sementes para sanar perdas geradas pela seca

As autoridades do Cunene distribuíram, terça-feira, quantidades consideráveis de sementes a produtores implantados ao longo do canal de irrigação de Cafu, nas comunas de Môngua e Ondjiva, para impulsionar a diversificação da produção agrícola nessas localidades, onde se espera que as colheitas de arroz, milho, massango e massambala comprometidas pela seca verificada ao longo do ano agrícola.

08/06/2023  Última atualização 11H11
Chuvas fracas comprometem parte da produção agrícola e Estado procura inverter as perdas com culturas alternativas © Fotografia por: DR
A informação foi obtida pelo Jornal de Angola do administrador do Cuanhama, José Kalomo, e de produtores implantados no município, os quais apontaram para um défice das precipitações mais acentuado nos meses de Fevereiro e Março, gorando as expectativas das autoridades e camponeses do município, onde se esperava uma produção global de 450 mil toneladas neste ano agrícola.  

Sessenta cooperativas situadas nas zonas da cintura verde de Ondjiva e ao longo do Canal do Cafu receberam "inputs” agrícolas da Administração Municipal do Cuanhama, com vista a aumentar a produção e diversificar as culturas, bem como garantir a segurança alimentar e bem-estar das famílias, apurou a nossa reportagem.

No lote de produtos entregue constam 110 sacos de sementes e 20 carros de mão, com José Kalomo a solicitar que os responsáveis das cooperativas beneficiadas incentivem os membros no sentido de aumentarem a produção.

O administrador do município do Cuanhama declarou que, com a entrega do material de trabalho e das sementes, as autoridades pretendem contribuir de forma positiva para  minimizar os efeitos da seca. "O Governo está preocupado com a seca que afecta as famílias do município do Cuanhama e, para dar resposta a estas situações, adoptou medidas de investir em projectos estruturantes de combate à seca”, lembrou José  Kalomo, numa referência ao Canal do Cafu, inaugurado em Abril do ano passado pelo Presidente João Lourenço.

Além de cereais, com uma experiência do cultivo de trigo em curso, os agricultores da cintura verde de Ondjiva e do percurso do Canal do Cafu dedicam-se à produção de uma grande diversidade de hortícolas, o que permite diversificar a produção e compensar eventuais perdas sobre as operações necessitadas de água por períodos mais prolongados.

O administrador municipal do Cuanhama afirmou que a intervenção do Estado se dá numa altura em que a situação começa a preocupar, dada a ameaça de escassez de alimentos e de rendimentos entre os produtores locais, devido à destruição das colheitas pela impossibilidade de maturação.

Camponeses que falaram à nossa reportagem, como Maria Ndavayuka, da localidade de Oshilau, comuna de Ondjiva,  disseram que a safra de cereais está comprometida e existe a iminência de uma crise alimentar voltar a assolar a população daquela região e os seus animais.

Notou que os produtores lançaram as sementes em tempo oportuno, mas a insuficiência de chuvas comprometeu o desenvolvimento das culturas na Campanha Agrícola 2022/2023.

"Estamos na época de colheitas, mas o cenário aqui é triste: na minha lavra,  as culturas não foram a tempo de se desenvolverem”, disse, alertando para a aproximação de uma eventual fase

crítica. Zeferino Pedro, outro produtor, insistiu que o interregno das chuvas, registado de Fevereiro a Março, comprometeu as previsões da colheita na presente campanha agrícola, porque cultivo de cereais como massango e massambala têm um período determinado e, com  a falta de chuva que se observou, prevê-se uma carência alimentar.

Eva Ndapewasange, que também viu as culturas afectadas, afirmou que esperava ter boa colheita, mas a falta de chuva, logo no começo da campanha agrícola, dificultou o cumprimento do que estava planejado. A camponesa disse que não tem esperança de colher as mais de cinco toneladas previstas de produtos diversos.

  Reacções
Multiplicar acções

Ricardo Luango Economista
É necessário maximizar os ganhos a obter com os projectos de combate à seca,  incluir locais ainda não beneficiados pela acção dos programas institucionais e a uma participação mais activa do sector privado.

Dias Ngupita Estudante de Agronomia
Devemos ter um plano de sensibilização à população para evitar a queima excessiva de árvores, porque, nos últimos tempos, a desmatação excessiva para a produção de carvão prejudica a camada de ozono.

Ismael Alfredo Politólogo
A seca e a desertificação  devem ser  vencidas com a construção de canais semelhantes ao Cafu. Neste momento, estão em execução os canais de Ndue, Calucuve e Cova do Leão, projectos estruturantes que combatem a seca.

Jessuita da Costa Estudante universitária
Os projectos que devem ser feitos para mitigar o problema da seca no Cunene consistem em abrir mais chimpacas nas comunidades, implementação de canais para o  abeberamento do gado e para que os agricultores possam produzir sem depender da chuva.

Madureira Chivangulula Agrónomo

O Cunene regista uma situação cíclica da seca, pelo que deve ser  feito um estudo profundo para o aproveitamento da água na época chuvosa, através de represas e outros projectos implementados localmente, com vista à produção dos alimentos para diminuir a carência da oferta de bens no âmbito do programa instituído  pelo Governo para o Combate à Fome e à Pobreza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia