A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
A directora do Hospital Psiquiátrico do Huambo, Celeste Loth, mostrou-se ontem preocupada com familiares que abandonam os pacientes horas depois do internamento, apesar das várias campanhas de sensibilização levadas a cabo pela unidade sanitária.
A responsável disse que o hospital psiquiátrico atende em média oitenta doentes por dia, mas a direcção até ao momento admite a preocupação com abandono destes familiares e com o défice de medicamentos.
"Apesar das campanhas de sensibilização que a instituição promove e de algumas acções de reinserção familiares, depois de cumpridas as fases de tratamento, ainda assim, sentimos este problema de abandono dos doentes,” lamentou Celeste Loth.
De acordo com a directora, "as psicoses orgânicas” continuam a ser as grandes causas das ocorrências no banco de urgência do hospital, seguindo-se-lhe os casos de álcool e drogas e depois as depressões.
Celeste Loth fez saber que o internamento antes variava entre 100 a 200 pacientes. Nesta altura, está com uma média de mais de 15 pacientes internados, visto que há registo de muitos pacientes nas ruas. "Neste âmbito há uma orientação para o seu encaminhamento ao hospital, para o devido tratamento,” esclareceu a também médica.
O hospital psiquiátrico do Huambo está vocacionado para o tratamento, prevenção e reinserção de pacientes com transtornos mentais e alterações de comportamentos. Na instituição, são atendidos pacientes vindos das províncias do Bié, Benguela, Cuando Cubango, Malanje e Moxico.
Celeste Loth apelou aos encarregados de educação a terem cuidado com as crianças, no sentido de dialogar e controlar os sinais de sintomas das pessoas, porque, por detrás disso há várias dependências, sendo algumas causadas por consequências negativas e pelo uso abusivo das drogas, bebidas alcoólicas, Internet, que vêm associadas com ansiedade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.