Cultura

Autores incentivam a criação de textos poéticos nas escolas

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

A criação de textos poéticos no seio de alunos das escolas do primeiro ciclo e ensino secundário no Lubango e na Humpata tem sido incentivada pela Associação de Autores da Huíla através de um concurso de inter-turmas, que arranca em Janeiro de 2024.

27/11/2023  Última atualização 09H29
Estudantes do ensino primário e secundário vão concorrer, em Janeiro, com textos literários © Fotografia por: Edições Novembro | Huíla

O projecto de poesia vai envolver, numa primeira fase, 300 alunos de três escolas seleccionadas, onde a iniciativa foi apresentada pela Associação de Autores da Huíla e acolhida pelas direcções das unidades escolares contempladas.

O coordenador do projecto, Osvaldo Sahopa, explicou que a Associação de Autores da Huíla escolheu trabalhar com os alunos do Complexo Escolar nº1849 "Paula Frassinett” do Lubango, do Magistério Secundário "Ndjambelua Kateine” nº 1251 e do Colégio nº 698 da Humpata, respetivamente.

Osvaldo Sahopa referiu que o objectivo é incentivar a prática da escrita criativa dos alunos para a produção textual através de poesia, com base numa competição para estimular a criatividade literária.

A iniciativa visa, também, motivar os agentes culturas para investirem no desenvolvimento das produções literárias, e por outro lado, aprimorar a norma da língua portuguesa e preparar os alunos para práticas de redacção, enaltecendo valores para o mundo da literatura. Aprimorar o uso da norma padrão do português, entre outras propostas da comissão organizadora, atenta em valorizar os estudantes escritores.

Sublinhou que a associação, com o apoio da empresa Águas Preciosas, vai atribuir prémios aos alunos participantes. O coordenador do projecto garantiu a publicação das melhores poesias de cada turma num compêndio poético dos estudantes mais destacados. escolhidos pelo júri.


Leitura e espírito criativo

O director Pedagógico do Magistério Secundário "Ndjambelua Kateine nº 1251. da Humpata, Domingos Wassuvala, destacou a importância do concurso inter-turmas para estimular o hábito de leitura e o espírito criativo.

O coordenador da disciplina do Complexo Escolar nº 1849 "Paula Frassinett”, Ivo Costa Tyamba, valoriza a iniciativa por contemplar crianças com elevado interesse e curiosidade em aprender coisas novas, e pelo espírito de aceitar desafios para a criação.

"É de pequeno que se torce o pepino. Temos crianças que têm demonstrado indicadores de criação literária. Esta intenção leva a acreditar que teremos muita adesão e textos surpreendentes para tornar o concurso mais interessante e competitivo”, augurou.

O professor de literatura do mesmo complexo, Amadeu Chimuco, considera a iniciativa uma mais valia para impulsionar a capacidade e liberdade criativa dos estudantes de todos os cursos dentro e fora da sala de aula.

"Este projecto vai facilitar e dar mais liberdade aos alunos para apresentarem textos que tenham a sua alma e não de acordo com as regras impostas pela escola. Acredito que o concurso vai galvanizar os alunos da base. O projeto é louvável a todos os níveis”, afirmou.

O livro de poesias dos estudantes vai ser publicado no portalbn "www.academiadeautoresdahuila.net” da ASA-Huíla, em que já estão publicados mais de 160 obras de diversas temáticas de escritores huilanos.

O secretário-geral da ASA-Huíla, Valdemar Ribeiro, sublinha que o projecto vai contribuir para despertar  novos valores da literatura, e vão merecer atenção da equipa para o aperfeiçoamento das técnicas da escrita criativa.

Valdemar Ribeiro alertou aos estudantes e professores das escolas no sentido de aproveitar o avanço das tecnologias apostando na escrita e uso de livros em formato digital conhecido por "e-books” como forma de minimizar custos de publicação e acesso a conteúdos de qualidade.

"O livro digital é uma das novidades do Século XXI, precisamos de perceber que os ‘e-books’ são mais baratos. A produção de livros físicos continua cara, por isso, o preço do livro impresso é ainda caro e não permite que todos tenham acesso”.

Apelou aos professores e estudantes da Huíla para visitar o portal com o intuito de baixarem os livros disponíveis de forma gratuita.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura