Sociedade

Aumento do salário mínimo é passo importante na vida dos trabalhadores

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social destacou que o aumento do salário mínimo nacional, em 50 por cento, constitui um avanço do Executivo em melhorar as condições de vida dos trabalhadores angolanos.

01/05/2022  Última atualização 06H26
© Fotografia por: DR

Teresa Rodrigues Dias manifesta esta consideração numa mensagem por ocasião ao Dia Internacional do Trabalhador, que hoje se assinala.

O Executivo disse, está consciente que os feitos apresentados revelam-se insuficientes face às necessidades dos trabalhadores. Porém, sublinhou que o Governo está condicionado, pelo contexto de crise económica. Lembrou que a economia é o elemento crucial para a dinamização e elevação da condição de vida dos trabalhadores.

Ainda assim, garantiu que o Governo vai continuar a desenvolver políticas públicas que ajudem a enfrentar os actuais e futuros desafios da classe trabalhadora, colocando sempre a melhoria das condições de trabalho como ponto fulcral das suas concretizações.

Para a realidade angolana, considerou, o trabalhador representa a pedra angular do desenvolvimento económico e social. Disse ser por esta razão que o Executivo promoveu, este ano, várias iniciativas com a finalidade de fortalecer as políticas activas de emprego, baseadas na concepção de programas para aumentar o número de postos de trabalho, bem como na revisão dos instrumentos fundamentais em matéria de governação do trabalho.

Entre este instrumentos, citou a elaboração da proposta de nova Lei Geral do Trabalho, que "constitui uma ferramenta impulsionadora para todos operadores do Direito e representa mais um passo para o reforço dos direitos dos trabalhadores.

Sobre a efeméride, Teresa Dias considerou que o 1º de Maio constitui um ganho na história do direito dos trabalhadores em Angola e no mundo em geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade