Economia

Aumento da produção interna alivia ritmo de crescimento de preços

JA Online

O aumento da produção interna de bens alimentares, suportado pelas políticas públicas de fomento ao crédito agrícola, disponibilização de garantia soberana às operações de financiamento ao sector privado, entre outras, estão a impactar no abrandamento do crescimento dos preços.

15/04/2024  Última atualização 21H16
© Fotografia por: DR | Arquivo

Em Março, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação mensal, medida pela variação do Índice de Preço no Consumidor Nacional (IPCN), situou-se em 2,54 por cento contra 2,58 por cento observado no mês anterior, o que representa um abrandamento no ritmo de crescimento de preços de 0,04 pontos percentuais.

Outro factor que contribuiu para que os preços crescessem menos comparativamente ao mês de Fevereiro, o que pressupõe uma inflação marginal (aumento adicional de preços) negativa, foi a estabilização do mercado cambial, que nos primeiros três meses do ano em curso, revelou uma depreciação acumulada da moeda nacional de apenas 0,46 por cento face ao dólar norte-americano, fruto da regularização da oferta de divisas. Registo ainda para a consolidação das contas públicas, ao registar uma redução do seu défice fiscal durante o primeiro trimestre do ano em curso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia