Sociedade

Aulas no Ensino Superior retomam na segunda-feira

Alberto Quiluta

Jornalista

As aulas nas Instituições do Ensino Superior Público vão reiniciar na segunda-feira, depois de o Sindicato dos Professores deste subsistema de ensino (SINPES) ter decidido esta sexta-feira(19), em Luanda, interpolar a greve que se observa, desde o dia 10 deste mês, em todo o país.

20/11/2021  Última atualização 08H45
Instituições académicas públicas voltam a receber professores na próxima semana © Fotografia por: DR
O secretário-geral do SINPES, Eduardo Peres Alberto, que falava no encontro de deliberação da Assembleia-Geral Extraordinária, realçou que caso o Executivo não atender na totalidade as reivindicações do caderno, a greve será retomada, por tempo indeterminado, no dia 3 de Janeiro de 2022. 

"Esta é uma orientação que o Secretariado do Sindicato Nacional de Professores do Ensino Superior recebeu dos associados, com vista a dar mais uma oportunidade à entidade empregadora em resolver os problemas dos professores universitários e seus colaboradores”, realçou. 

Peres Alberto defendeu uma maior valorização dos professores do Ensino Superior e pediu a intervenção do Presidente da República, para a resolução do problema.  O sindicalista anunciou, ainda, que a proposta salarial do SINPES em kwanzas é equivalente a cinco mil dólares, para o professor catedrático, e dois mil dólares, para o professor assistente. 

Entre outros pontos analisados, o secretário-geral citou a questão da realização das eleições nas Instituições Públicas do Ensino Superior, remuneração condigna dos docentes com salário indexado ao dólar (ao câmbio do dia), provimento administrativo excepcional na carreira docente e pagamento da dívida pública. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade