Cultura

Aulas de dikanza com Jorge Mulumba

Analtino Santos

Jornalista

O músico e pesquisador Jorge Mulumba vai ministrar amanhã, a partir das 16h30, aulas de dikanza, no Palácio de Ferro, em Luanda, na Feira de Artes, no âmbito da comemoração dos 41 anos da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA).

15/09/2022  Última atualização 06H55
Instrumentista ministra formação amanhã na capital do país © Fotografia por: DR

O artista partilhará aspectos essencialmente do projecto "Tukina Oh Dikanza”, uma iniciativa que tem o apoio institucional do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos de Luanda. Jorge Mulumba vem de uma residência artística em Itália e, em parceria com a Onart, está a preparar o encerramento do festival Balumuka.

O professor da oficina dedicada ao instrumento tradicional tem participado em várias residências artísticas e formações internacionais, em países como o Brasil e África do Sul, onde participou numa investigação cultural no campo da pesquisa tradicional e africana, na Universidade Nelson Mandela, em Port Elizabeth.

Jorge Henrique Mulumba é líder do grupo Nguami Maka e do Kituxi, onde, actualmente, é o líder, canta, compõe e toca puíta, hungu, dikanza, ngoma, caixa, quissanje e outros instrumentos de matriz angolana.

A Feira de Artes, inaugurada na passada sexta-feira, pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, reúne as principais associações de artistas e agentes culturais e encerra amanhã.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura