O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
Com a presença do embaixador da Coreia do Sul, Choi Kwang Jin. o Grupo Nguami Maka levou para a plateia “Fragmentos”, uma autêntica aula magna, com um alinhamento do que há do melhor da música nacional e tocada com marimba, ngoma, dikanza e outros instrumentos ancestrais.
No primeiro momento interpretaram temas como "Passeio da Kalimba”, "Grito do Ungo”, "Kazukuta da Maria Rita”, "Santa Maria”, "Kilapanga Carpe Díem” e "Diálogo Puita Mukindo”. Mereceram aplausos do público ao lembrar "Amor da Massemba”, "Linguagens Híbridas”, "Olhar das Dikanzas”, "Amanhã”, "Os Griotes”, "Memórias e Vivências” e "Ngitabulé Mana ngandala ku ia ku samba kuna”.
O projecto "Fragmentos”, apresentado pelo Grupo Nguami Maka, de acordo com Jorge Mulumba, é um conceito que começa e não se sabe quando termina, "sendo que tem coisas já acabadas e outras por acabar, ou seja, um produto muito longe daquilo que é habitual na mú-sica tradicional”.
"Nós aqui trazemos uma visão da relevância dos instrumentos e o instrumentista, onde se tem em conta a intimidade e onde o improviso segue uma ordem que respira nuances Jazzísticos, do ponto de vista da concepção deste trabalho", diz Jorge Mulumba.
O pesquisador e mentor do conceito continua e diz que "a outra parte é a aula aplicada pela função da história e dos nomes próprios que eles têm da oralidade, a ciência dentro desta viagem em fragmentos. "O ‘Fragmentos’ é um conceito que começamos e não sabemos quando vamos acabar”, sublinhou.
O encerramento
Para amanhã, dia do encerramento do Festival Balumuka, foi convidada Patrícia Faria e a abertura fica a cargo do Coral Kimakietu, projecto de formação artística infantil da Casa de Cultura do Rangel, coordenada pela cantora. No cartaz constam ainda os Jovens de Caculama, Malambas do Lombe, Kudimuena Kota, Adietu, Kamba Dya Muenhu e Kumbilixia. Neste dia, as duas oficinas criativas de hungu estarão sob a responsabilidade de Jorge Mulumba, mentor do projecto.
O Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana, um evento dedicado a música de raiz angolana, visa a valorização dos artistas e instrumentos que marcam esta corrente cultural.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).