A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
O projecto Cinéfilos & Literatus, em parceria com a Fundação Arte e Cultura e associação KinoYetu, promove sexta-feira, às 18h00, no auditório Wyza, uma sessão especial do filme “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”, do realizador João Ribeiro.
O evento visa celebrar um ano de existência do projecto Cinéfilos & Literatus, assim como homenagear o realizador do filme, João Ribeiro, pelo trabalho cinematográfico voltado para adaptações de obras literárias em língua portuguesa para o cinema.
O evento conta ainda com uma mesa de conversa em torno do tema "A Importância da Literatura Infanto-juvenil em Língua Portuguesa”, a ser discutido por Pedro Mayamona (professor e escritor), Adilson de Jesus Gonçalves (professor) e Levi Bartolomeu (coordenador da Biblioteca de Rua da Ilha de Luanda), com a moderação de André Gomes (curador e coordenador do Cinéfilos & Literatus).
A parceria entre a Cinéfilos & Literatus e a Fundação Arte e Cultura consiste na promoção mútua de uma educação artística evidenciada por meio da literatura, cinema e demais disciplinas artísticas, e no comprometimento em fomentar o acesso à cultura e educação de maneira gratuita.
Adaptada do romance homónimo do escritor angolano Ondjaki, "Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” narra a história "do pacato bairro de Luanda Praia do Bispo, onde os moradores estão sob ameaça de serem desalojados devido a construção de um mausoléu. As crianças engendram um plano para destruir a obra, assim poupando as suas casas. Pelo meio, um soviético, que comanda a construção do edifício, apaixona-se pela avó de uma delas”.
O Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural e social que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de uma conversa em torno do filme e do livro. Por sua vez, a Fundação Arte e Cultura, fundada aos 25 de Janeiro de 2006, é uma instituição filantrópica que, para além de promover e divulgar a Arte e a Cultura angolana, está voltada para a inserção social e ao empoderamento de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, através das Artes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.