Regiões

Atraso das obras cria embaraços aos habitantes de Tomboco

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Os habitantes da sede do município do Tomboco, província do Zaire, mostram-se preocupados com o atraso na conclusão das obras de uma escola de 12 salas, projectada para albergar 1.080 alunos, em dois turnos, apurou o Jornal de Angola.

28/01/2023  Última atualização 10H57
© Fotografia por: DR

As obras da referida infra-estrutura iniciadas em Maio de 2020, orçadas em mais de 157 milhões de Kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão a ser desenvolvidas no bairro Nkandiwa, pela empreiteira "Pedra Mate” e, já absorveram 68,27 por cento do pagamento, cuja execução física está na ordem de 65 por cento.

Pedro Mambuene, 42 anos, pai de sete filhos, frisou que, a conclusão da referida escola, prevista para Fevereiro de 2021, acomodaria muitas crianças que ainda estudam em condições precárias e outras que se encontram fora do sistema de ensino e aprendizagem, por falta de salas de aula.

"Se o Estado pagou pela obra para que os nossos filhos estudassem em melhores condições, não é justo a empresa não cumprir com os prazos contratuais”, lamentou.

Já a adolescente Maria Manzambi, 16 anos, estudante da 8ª classe, também, mostrou-se indignada com o atraso das obras de construção da escola de 12 salas, por ter sido projectada para albergar crianças que se encontram fora do sistema de ensino na região.

Por sua vez, o administrador municipal do Tomboco, Alberto dos Santos, reconhece haver falta de seriedade por parte da referida empresa, tendo assegurado que, caso não retome as obras, abandonadas desde Junho último, será processada.

"As pessoas têm apontado o dedo ao administrador, mas é a empresa que está a construir a escola e não o administrador. A empresa recebeu uma tranche de 26 milhões de kwanzas para conclusão da obra, trouxeram alguns materiais, mas não retomou os trabalhos. Vamos rescindir o contrato e colocar o assunto na justiça”, avisou.

Importa salientar que, o município do Tomboco beneficiou de doze projectos no âmbito do PIIM, orçados em 706.476.892,82 de kwanzas, dos quais, já foram desembolsados 385.531.691, 12 kwanzas.

Dos projectos de impacto social destinados à região, apenas a escola de sete salas localizada no bairro das "100 Casas” foi concluída. Os restantes projectos do PIIM estão em curso e outros dois por iniciar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões