Desporto

Atletismo: Meia Maratona da Paz valoriza primeiras inscrições

Silva Cacuti

Jornalista

A distinção de três períodos para a realização das inscrições é uma das novidades da segunda edição da Maia Maratona Internacional da Paz apresentada ontem, numa das salas de conferências do Hotel Diamante, em Luanda. O primeiro período de inscrições iniciou ontem e vai até 18 de Fevereiro.

19/01/2023  Última atualização 10H36
© Fotografia por: DR

Os interessados que se inscreverem neste período pagam a taxa de inscrição mais baixa, além de ganharem direito a dorsais personalizados. Dentro deste período taxa de inscrição para atletas populares está fixada quatro mil Kwanzas. Os federados pagam cinco mil para correr, enquanto os estrangeiros vão contribuir com 10 mil Kwanzas, se quiserem participar.

Segundo Adriano Nunes, director da prova, os atletas de elite só podem inscrever-se neste período.

Para quem se inscrever no segundo período, de 18 a 28 de Fevereiro, vai pagar uma taxa adicional equivalente a 25 por cento do cobrado no primeiro período de inscrições. Apesar do aumento do valor a pagar, as inscrições neste período não dão direito a dorsais personalizados.

O popular que atrasar e se inscrever no último período de inscrições, de 1 a 15 de Março, vai desembolsar seis mil Kwanzas. Os atletas federados pagam sete mil e quinhentos enquanto o valor para os estrangeiros residentes está taxado em 15 mil Kwanzas.

O director da meia maratona alertou que a organização vai ser implacável com os atletas federados que tentarem se inscrever na condição de populares. A organização espera registar 3000 participantes.

A organização anunciou também um "bónus" de usd 1000, para o atleta que quebrar a marca actual da prova. Realçar que o tempo oficial da primeira edição está fixado em 1.03.17, pelo queniano Isaac Chebuyo  e, em femininos o tempo é de 1.11.52, conseguido pela etíope Yalenget Mekuriyaw.  

Durante a cerimónia de apresentação da prova, João Mulima, responsável pela área médica, revelou que a primeira edição da prova disputada em 2022 teve um caso positivo de doping. 

A atleta do Barein Damaris Mutua, terceira classificada testou substâncoa proibida. Infelizmente pouco mais de 15 dias depois de corre em Luanda, a fundista conheceu a morte, assassinada por um suposto parceiro.

A prova, orçada em 54 milhões de Kwanzas, mantém o quadro de prémios da primeira edição. Nas categorias de elite, federados e populares vão ser premiados os 10 primeiros. A "elite", que se espera corporizada por atletas de renome etíopes, quenianos e provavelmente latino americanos vai premiar com valores em dólares. Seis, cinco e quatro mil serão os prémios para os três primeiros classificados. Os três melhores atletas federados vão receber 250, 200 e 150 mil Kwanzas.

A Meia-maratona Internacional da Paz disputa-se a 4 de Abril, é organizada pela empresa CRDS e enquadra-se nos festejos do 4 de Abril, dia da PAZ e Reconciliação Nacional.    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto