O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
“Atingi o Zero”, peça sobre António Agostinho Neto, do actor e dramaturgo Dionísio Caminha “Kiluanje”, será, este ano, exibida em todas as províncias do país, para além das salas convencionais, num total de 100 apresentações, revelou, sexta-feira, o autor, ao Jornal de Angola.
A peça, cuja inspiração para o título recai para a sílaba poética homónima do célebre poema "Renúncia Impossível”, segundo "Kiluanje” vai ser apresentada em salas de espectáculos convencionais, largos e praças em cidades e bairros, de vários municípios de Angola.
O monólogo foi exibido por duas vezes em Luanda, tendo estreado a 17 de Setembro do ano passado, no auditório Njinga Mbande, por ocasião daquela mesma data e razão pelo qual foi montado.
O actor, que encarna na peça a figura de Agostinho Neto, revelou que foi gizado um programa para que no presente ano o monólogo seja conhecido pelos amantes do teatro e não só.
"Kiluanje” disse que pretende levar o espectáculo ao encontro da comunidade estudantil, para terem contacto com a reprodução de escritos de Neto por via de acções.
A ideia, segundo o autor do espectáculo, é, também, apresentarem maior número de espaços possíveis, como em escolas, lares de acolhimento e instituições de primeira infância.
"Vamos procurar apresentar o espectáculo em todo o país, com alguma incidência na capital do país pelo facto de Luanda ter o maior número de espaços já definidos”, disse.
Dionísio Caminha "Kiluanje” revelou que não descarta a possibilidade de levar a peça a palcos no exterior, com a inscrição em festivais internacionais, sobretudo em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Traços da peça
Adaptado por Dionísio Caminha "Kiluanje”, o espectáculo foi encenado por David Caracol e resulta de uma pesquisa feita à obra e história de vida do Poeta Maior, e análises de autores estrangeiros e nacionais sobre António Agostinho Neto.
No espectáculo, "Kiluanje” que encarna a figura de Manguxi e transporta ao palco uma personagem que concebe vida própria às letras, encarnando-as nos três actos subsequentes à partida, as prisões e desterros, bem como o regresso e a proclamação da Independência de Angola.
Explica que o público tem a oportunidade de ver cenas, que com base em textos, vão, por exemplo, mostrar a postura de Neto em diversos momentos que marcaram a sua vida, como nas matas e prisão.
Segundo a sinopse da peça do espectáculo, o actor consegue descortinar uma saída e encontra a vivência explícita dos poemas de Neto, criando uma sequência narrativa lógica, através do casamento de versos dramatizando-os em poemas seleccionados.
Com a duração de 40 minutos, a ficha técnica tem as impressões digitais de Nariosa Pinto (desenho de luz) e Zeka Kekenia (produtor executivo).
Perfil do artista
O actor Dionísio Caminha "Kiluanje” abraçou a arte aos oito anos, em actividades escolares, tendo como momento mais alto a declamação de um poema em homenagem a Hojy-ya-Henda.
Artista com vários predicados, "Kiluanje” produziu, realizou, escreveu e publicou cinco documentários e uma curta-metragem de ficção, depois de ter concluído formações nas respectivas especialidades profissionais no exterior e em Angola. É, também, argumentista e fotógrafo.
Participou, em 1989, com o grupo experimental de dança "Ballet Tradicional”, afecto ao Ministério da Cultura, no Festival Nacional de Cultura (FENACULT). Como actor, foi membro dos colectivos de teatro Horizonte Njinga Mbande e Elinga Teatro, onde ingressou em 1989 e 2004, respectivamente, com quem viajou pelo mundo em festivais internacionais.
No cinema, participou nos filmes "Herói”, de Zezé Gamboa, e "Comboio da Canhoca”, de Orlando Fortunato, sendo neste último o personagem principal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.