Cultura

Atelier D’Artes Lucengomono promove actividades no Museu de História Natural

Mário Cohen

Jornalista

O Atelier D’Artes Lucengomono, está desde, ontem, no Museu Nacional de História Natural, em Luanda, a realizar uma série de actividades artísticas com o objectivo de celebrar o 25 de Maio, Dia de África, que se assinala amanhã e o Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio.

24/05/2024  Última atualização 14H55
Estudantes participaram no primeiro ciclo de conversas © Fotografia por: luís damião | edições novembro

A actividade é uma iniciativa do Atelier D’Artes Lucengomono, conta com a parceria do Museu Nacional de História Natural.  Subordinada ao tema "Temporada Cultural. Há Vida no Museu”,  nas actividades artísticas, segundo o mentor da iniciativa Francisco Makyesse, foram destaques sessões de venda e assinatura de autógrafos de livros, exibição de peças de teatro, ciclos de conversas, colóquios, exposições, concertos musicais, declamações de poesia e demonstração de capoeira.

Francisco Makyesse  disse que estão ainda programadas até amanhã, jogos de kiela, exibição de filmes, feira da gastronomia, visitas guiadas e outras manifestações que se julguem importantes.

 Sobre o acordo de parceria estabelecido com o museu, Francisco Makyesse, explicou que tem como objectivo ajudar a revitalizar a instituição museológica. Ontem, o primeiro dia de actividade, explicou, realizou-se o ciclo de conversas sobre jogos de origens africanas e a sabedoria ancestral.

Foram desenvolvidos temas como "Contribuição dos Jogos Tradicionais no Desenvolvimento das Ciências Sociais Humanas e Matemáticas”, em que teve como orador Tiago Fernando. Para o tema "A Tradicional Neorociência Africana (Sistema de Jogos Psicotécnicos Africanos)”, dissertou Manuel Mendes. O tema "O Kiela como Património Africano e seu Impacto na Sociedade”, teve como orador Bernardo Campos e "Importância dos Jogos Tradicionais Lúdicos no Contexto Sociocultural e Educativo”, do orador Manuel Sofio.

Para hoje, está programada, a "Manhã Cultural”, com alunos do colégio A Colina do Sol, das 10h00 às 13h30, seguido dos documentários "Imiji ya N’gola” e  "Cada Marcas de Uma Colónia”da produtora MM Audiovisuais, do jornalista Miguel Manuel.

O director do Museu Nacional de História Natural, Ilunga André disse que a parceria com o Atelier D’Artes Lucengomono, está a permitir outra dinâmica à instituição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura