Mundo

Ataque rebelde no Leste da RDC mata sete civis

Pelo menos sete pessoas morreram no parque Virunga, na produção de carvão, Região Leste da República Democrática do Congo (RDC), numa área dominada pelos rebeldes M23, divulgaram, sábado, fontes locais.

14/04/2024  Última atualização 11H33
Militares perseguem grupo M23 como autor das mortes © Fotografia por: DR

As vítimas, todos homens, provinham da aldeia de Karambi, no território de Rushuru, cerca de 30 quilómetros a Norte de Goma, a capital provincial do Kivu do Norte. Em declarações à AFP, um habitante local disse que as vítimas, com idades entre os 20 e os 30 anos, foram amarradas e mortas. Os autores dos assassínios não foram formalmente identificados, mas os habitantes acusam o M23, grupo rebelde que se apoderou de vastas áreas da província, nos últimos dois anos, nomeadamente no território de Rutshuru.

Os habitantes dizem que o M23 (Movimento 23 de Março) proíbe os habitantes das zonas que controla de se deslocarem ao parque, alegando que os milicianos, com quem podem ser confundidos, têm aí as bases de retaguarda. Para ajudar no combate aos rebeldes, o Exército da RDC recorreu a grupos armados conhecidos como "wazalendo" ("patriotas" em swahili). O Parque Virunga, a reserva natural mais antiga de África, foi criado em 1925 e é conhecido pela sua vida selvagem, em particular os gorilas de montanha. A região é também o centro dos conflitos que dilaceram a RDC desde há 30 anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo