O Presidente dos Estados Unidos mostrou-se hoje “chocado” com o tiroteio que fez vários mortos e dezenas de feridos em Highland Park, nos subúrbios de Chicago, reiterando que não “vai desistir de lutar contra a epidemia da violência armada”.
O Conselho de Ministros italiano aprovou o decretar do estado de emergência em Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Veneto e no Piemonte até 31 de Dezembro, anunciou o governo, em comunicado.
Pelo menos oito soldados togoleses morreram e 13 ficaram feridos, quinta-feira, num ataque no Norte do Togo, anunciou o Governo de Lomé, citado pela Reuters, no que é o primeiro ataque mortal no país realizado por militantes islâmicos que reivindicaram milhares de mortes em países vizinhos.
Numa reunião ministerial da África Ocidental, na semana passada, o ministro da Defesa do Ghana, Dominic Nitiwul, disse que em três anos a região sofreu mais de 5.300 ataques relacionados com o terrorismo, ceifando cerca de 16 mil vidas.
Até agora, o Togo tinha sido poupado da violência, que forçou milhares de pessoas a fugir das casas, mas especialistas em segurança alertaram sobre a disseminação de operações que podem abranger estados costeiros. Em 2018, os militares do Togo lançaram uma operação para impedir que grupos islâmicos se aproximassem do Norte.
Este ataque acontece dias depois do Parlamento ter aprovado uma resolução onde autoriza o Governo a pedir, formalmente, a adesão do país à Commonwealth, um grupo de ex-colónias britânicas de língua inglesa.
O Togo já é membro da Organização Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Francofonia, um grupo de ex-colónias maioritariamente francófonas.
O pedido será formalmente apresentado durante a próxima Cimeira da Commonwealth, em Junho, no Rwanda. Desde 2014 que o Togo tenta aderir à Commonwealth.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente do Ruanda, Paul Kagame, acusou hoje o Exército da vizinha República Democrática do Congo (RDC) de colaborar com um grupo rebelde criado por alguns dos líderes do genocídio de 1994, em plenas tensões diplomáticas bilaterais.
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, lamentou hoje que a NATO nada tenha feito para a Ucrânia vir a aderir à Aliança Atlântica, ao contrário do que aconteceu com a União Europeia (UE).
São Tomé e Príncipe vai integrar pela primeira vez uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas, através de um comissário da polícia que se vai juntar aos 'capacetes azuis' a partir deste mês no Sudão do Sul.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que felicitou o Presidente da República da Guiné-Bissau por assumir a liderança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e reconheceu a "conquista" do país.
A presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, afirmou que a instituição que dirige não recebeu qualquer impugnação às candidaturas dos partidos que concorrem às Eleições Gerais marcadas para 24 de Agosto.
O sector dos Transportes já está na fase de concretização das reformas alinhadas em linha com as melhores práticas internacionais, focadas nas mudanças profundas do ecossistema de produtividade e dos planos de desenvolvimento 2018-2038, considerou, nesta segunda-feira, no Namibe, o titular da pasta, Ricardo de Abreu.
O governador da província do Namibe, Acher Mangueira, apelou, nesta segunda-feira, a necessidade de aquisição de novos autocarros de transportes públicos, a fim de reforçar a frota existente a nível dos municípios e atender a demanda dos namibenses com dificuldades para se deslocarem para às "suas as residências, trabalho ou locais de estudos".
A Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
A maioria dos 12. 993 pacientes toxicodependentes está a receber tratamento no Centro de Reabilitação do Bengo, que, de acordo com secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, “o único centro existente no país”. Este trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta Anti Droga (INALUD) e Organizações Não-Governamentais.