Mundo

Ataque em Zamfara provoca 54 mortes

Cerca de 54 pessoas morreram, sábado, na sequência de um ataque de homens armados nos estados de Zamfara e Benue, na Nigéria, noticiou segunda-feira, a agência espanhola de notícias, EFE, citando organizações da sociedade civil.

06/06/2023  Última atualização 09H42
© Fotografia por: DR

Em Zamfara, no Noroeste da Nigéria, os homens armados irromperam em várias aldeias do governo local de Maradun e mataram cerca  de 30 pessoas, fazendo vários feridos.

"Os bandidos, em grande número, invadiram Sakida e outras povoações de Maradun no sábado à tarde, disparando sobre toda a gente”, disse o secretário da Coligação da Sociedade Civil de Zamfara à EFE, acrescentando que os bandidos, designação normalmente usada para designar os muitos grupos criminosos que operam no Norte da Nigéria, "assaltaram casas e obrigaram os aldeões a saírem antes de os matar”.

No outro ataque de sábado, a Benue, os homens armados chegaram de mota, invadiram as comunidades da área do governo local de Katsina-Ala e mataram pelo menos 24 pessoas, disse o presidente do partido Congresso da Juventude de Benue. "Chegaram em várias motas e dispararam, queimaram casas, e não sabemos o motivo do ataque nem quem são os autores”, afirmou Ongu Anngu.

Benue tem registado nos últimos anos casos de violência entre os agricultores locais, predominantemente católicos, e os pastores de origem muçulmana, originada pela escassez de terras e pela necessidade da sua  partilha. A esta insegurança soma-se a presença, desde 2009, do grupo terrorista Boko Haram, no noroeste do país e, a partir de 2016, do Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês), nascido de uma cisão dentro do Boko Haram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo