Cultura

Associados apostam na dinamização de actividades artistas em Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

As artes plásticas na província de Benguela têm ganho uma outra dinâmica, com a criação de um conjunto de acções para a promoção e divulgação dos trabalhos produzidos pelos artistas locais, garantiu o porta-voz da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Benguela.

18/01/2024  Última atualização 10H50
União Nacional dos Artistas Plásticos © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro – Benguela
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Jó Delgas, felicitou o trabalho e empenho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos pela classe artística local, sobretudo os artistas plásticos, por ajudarem a promover e a preservar a matriz cultural benguelense.

Esse exercício, sugeriu, deve ser também acompanhado com uma maior abertura e empenho da classe empresarial, empresas públicas e privadas, no apoio às iniciativas dos criadores nacionais que visam divulgar a cultura dos povos, por via das manifestações culturais e artísticas.

Jó Delgas que falava à margem da abertura da exposição colectiva "Exposição Colectiva UNAP Benguela”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, na cidade das Acácias Rubras, explicou que as artes plásticas desempenham um papel crucial na expressão criativa, na comunicação cultural e na reflexão sobre questões sociais.

As artes plásticas, acrescentou, proporcionam uma forma única de representar e interpretar o mundo, contribuindo para a diversidade cultural e incentivando a apreciação estética.

A mostra, que fica patente até a primeira quinzena de Fevereiro, disse, tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas, por isso, é imperiosa a participação de todos na divulgação.

Para Jó Delgas, a exposição é um trabalho de investigação profundo que deve ser conhecido por todos. Explicou que, é fundamental, que todos participem, na divulgação da cultura angolana e nas artes plásticas, por desempenharem um papel fundamental na preservação e divulgação da cultura nacional. "Nós demos início a abertura oficial da exposição colectiva e está aberta aos estudantes e algumas pessoas interessadas em desfrutar um pouco dos trabalhos dos artistas plásticos”, convidou.

Segundo o artista plástico, há temas, também, que têm muito a ver com alguns estudo que a artista plástica Carla Peairo está a fazer, no âmbito dos símbolos Tchokwe, por isso, apelou que os estudantes visitem o Museu Nacional de Arqueologia, para poderem conhecer mais sobre a história dos Sona.

Jó Delgas disse que são 14 peças expostas, divididas por cinco da Carla Peairo, igual número para Jó Delgas e quatro do Ábias. Explicou que a artista plástica Carla Peairo apresenta, nas suas peças, um estudo que efectuou nos povos Tchokwe, através dos Sona, que deve ser conhecido por todos.

Jó Delgas reconheceu que há muita matéria do interesse dos estudantes e apelou à participação dos alunos do ensino secundário do I e II ciclos e do ensino superior. "O nosso objectivo é promover o debate sobre os mais variados temas socioculturais, sobretudo das pesquisas feitas pela Carla Peairo”.

Segundo Jó Delgas, o trabalho da Carla Peairo, tem sido matéria de estudo em algumas instituições de ensino. A mostra, que está inserida no âmbito do Dia da Cultura Nacional, assinalado a 8 de Janeiro, adiantou, estão, igualmente, inserida a realização de três palestras sobre as artes e os Sona.

Perspectivas para o presente ano

Jó Delgas disse que a UNAP em Benguela, este ano prevê a materialização de vários projctos culturais e artísticos. A exposição, avançou, é o começo de muitas  outras por se realizar em 2024. "O ano passado não foi muito produtivo, embora tenhamos feito algumas produções dos nossos associados”.

O artista plástico afirmou que os recursos financeiros nem sempre estão disponíveis no momento certo para a materialização dos programas em acção. "As iniciativas estão presentes, mas por falta de apoio financeiro, tudo fica estagnado. Por isso, vamos continuar a bater às portas de empresas para que, no âmbito do objecto social das mesmas, apoiarem as actividades da UNAP”, defendeu.

De acordo com o pintor, está a ser agendada a inauguração de duas exposições que visam saudar o 4 de Abril, Dia da Paz, bem como o dia 15 de Maio, no âmbito das festividades da cidade de Benguela. Informou que a agenda foi feita em conformidade com a plataforma de intercâmbio cultural apresentada há dias, ao Governo Provincial de Benguela, cujo objectivo é promover o intercâmbio cultural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura