Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
A Associação de Ajuda às Crianças com Hemoglobinopatia (ONG Efath) recebe, anualmente, no país, mais de 15 mil novos casos de falciformação.
O anúncio foi feito este sábado, pelo presidente da organização, António Rodão Félix, durante a IVª conferência, denominada "Confóice”, realizada em Luanda.
A doença, referiu, tem um índice de mortalidade maioritariamente a crianças menores de cinco anos, na ordem de 80 por cento.
A conferência, explicou, serviu para reflectir e consciencializar a sociedade sobre a problemática da anemia de células falciforme em Angola.
O presidente da organização, António Rodão Félix, disse que o encontro visou também alertar sobre os níveis da doença e unir forças para o combate à enfermidade no país.
"Declarado pelo Ministério da Saúde, como problema de saúde pública, o índice de mortalidade por falciformação abrange até 20 crianças por dia”, informou.
A doença de falciformação, destacou, é um sério problema de saúde mundial, tendo em conta o elevado número de casos que aflige, particularmente, a África Subsaariana, com o pico endémico cada vez mais crescente.
Para o presidente da "ONG Efath”, o elevado índice de casos deve-se às fracas políticas emergenciais, com denominador assente numa educação para a saúde, bem como na consciencialização da família e na falta de criação de programas e leis públicas de inclusão, que facilitam precocemente a informação.
António Rodão Félix salientou, igualmente, ser imperioso olhar para a problemática da doença com muita atenção, bem como criar projectos emergentes de alcance nacional, com o objectivo de incutir ao cidadão, a existência e a letalidade da patologia, caso não seja diagnosticada precocemente.
Deste modo, considera necessário, o conhecimento do rastreio neonatal, a maximização e qualificação dos técnicos dos serviços ambulatórios para dar melhor resposta à doença.
Alerta ao Estado para a criaçaõ de leis e políticas públicas, que combatam o estigma em todas as suas variantes, e garantir a obrigatoriedade dos neonatais nas maternidades e centros maternos infantis.
Apontou também a produção de um acórdão, que legaliza os serviços notariais para a obrigatoriedade da apresentação de um exame de eletroforese (separação de moléculas) de hemoglobina, antes da consumação de um casamento civil.
Defendeu o acesso gratuito à medicação, assistência logística e habitacional mensal, abertura de mais centros de atendimento aos doentes de falciforme.
O responsável avançou que a Associação de Ajuda às Crianças com Hemoglobinopatia foi criada em 2011, instalada em várias províncias do país, com o nobre intuito de ver Angola livre da doença, fundamentalmente, fazer com que às crianças nasçam livres dos males da falciformação.
António Rodão Félix disse que a Associação trabalha com um projecto denominado "Kudiyecola”, que faz o cadastramento nas comunidades dos doentes existentes em cada região.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.