A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
A produção nacional de frango e outros produtos pecuários é o tema da reunião, que decorreu na manhã de segunda-feira, em Luanda, entre a Coordenação Económica do Governo e as diversas associações avícolas.
Os empresários nacionais passam, agora, a contar com o apoio da Associação Dinamizadora dos Empreendedores Exportadores (ADIEEX) para exportar os produtos “Feito em Angola”.
Indira Jombe sublinhou que a ADIEEX pretende fortalecer as parcerias com as instituições públicas, ONG, nacionais e internacionais, para ajudar os produtores a melhorarem o seu potencial e a aumentarem a concorrência ao nível do mercado internacional.
"Acreditamos que juntos poderemos alcançar e impactar a nossa economia, criando oportunidades aos empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Angola", disse.
A responsável avançou que, numa primeira fase, os produtos exportados são a mandioca, banana, milho e a madeira, sendo que os demais produtos carecem de confirmação de outros empreendedores e exportadores. A organização vai operar na concepção das linhas de financiamento para os produtores exportadores.
Aceitação no mercado
O secretário da mesa da ADIEEX, Melaston Santos, afirmou existir uma grande aceitação dos produtos nacionais no mercado internacional como o arroz, feijão, trigo e mandioca, tendo acrescentado ser uma cadeia de valor que precisa ser bem articulada para que se consiga alcançar os números desejados.
"A ADIEEX não faz exportação, mas cria o canal entre quem tem produção para ser exportada e quem pretende adquirir a partir da diáspora. Temos já vários parceiros interessados em adquirir os nossos produtos, e com isso acreditamos que podemos atingir uma cifra de até 700 mil toneladas por ano", informou o operador.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO município de Camacupa, na província do Bié, está a posicionar-se para se tornar, no mais curto espaço de tempo, numa referência no domínio da indústria, com a conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.
O projecto “Trans-Cunene” de ligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, orçado em 700 milhões de dólares, foi apresentado, na última quinta-feira, ao Governo Provincial do Namibe pela Global Business Development (GBD), empresa namibiana responsável pela empreitada.
A Secil Marítima informou, este sábado, que concluiu com êxito os trabalhos de recuperação de uma embarcação que operavam nas rotas Soyo-Cabinda (vice-versa) e Cabinda-Luanda (vice-versa) no âmbito da cabotagem norte.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.