Sociedade

Associação pede aposta na Educação

Weza Pascoal

Jornalista

O presidente da Associação para a Cidadania e Ensino de Qualidade (ACEQUA) defendeu, sexta-feira, em Luanda, o aumento do financiamento destinado ao sector da Educação no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024, para poder atingir o desenvolvimento sustentável do país.

25/11/2023  Última atualização 17H07
Ensino de Qualidade © Fotografia por: Arquivo
Rafael Aguiar defendeu, numa mesa-redonda realizada na Mediateca 28 de Agosto, sob o lema "Financiamento da Educação, a chave para a cidadania, saúde pública e desenvolvimento sustentável”, um forte e ambicioso investimento no sector da Educação.

A aposta no sector da Educação, afiançou, vai permitir atingir um ensino de qualidade e elevar os níveis sociais dos cidadãos, de acordo com o proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Durante o encontro foram debatidos temas como os novos movimentos revolucionários em África e o impacto na educação para a paz e o desenvolvimento sustentável, assim como as estratégias a serem feitas para aumentar o financiamento da Educação, ensino e cidadania empreendedora.

Na ocasião, o académico e mestre em Marketing Político Edgar Leandro elogiou a organização pela iniciativa, pelo facto de as questões sociais exigirem permanentemente debates e partilha de conhecimentos.

Ao dissertar sobre o tema "Os movimentos revolucionários em África e o seu impacto na Educação para a paz e o desenvolvimento sustentável”, Edgar Leandro explicou que os novos movimentos sociais  acabam por criar uma pressão psicológica aos Governos, contribuindo, assim, para a melhoria das políticas públicas.

 Angola, continuou, tem estado a melhorar naquilo que é a distribuição orçamental para o sector da Educação. "Há, ainda, um grande desafio a ser feito, que é a aposta séria, na melhoria da qualidade de ensino. De nada adianta termos um milhão de escolas e termos poucos professores a leccionar com qualidade. É importante que se invista mais no capital humano”, acrescentou.

A ACEQUA foi fundada em 2009, com o objectivo de promover a educação de qualidade, capaz de gerar cidadania criativa, saúde pública, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade