Regiões

Associação Mãos de Caridade oferece cremes para os albinos tratarem a pele

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

A Associação Mãos de Caridade ofereceu, na passada terça-feira, em Saurimo mais de 90 kits compostos por cremes para protecção de pele, sombrinhas e cesta básica, para ajudar mais de 70 pessoas portadoras de albinismo na província da Lunda-Sul.

15/03/2023  Última atualização 20H38
© Fotografia por: Kamuanga Júlia
Formalizada a entrega o presidente da referida associação, João Rombas referiu que  a iniciativa está inscrita num plano em execução desde o início do ano para minimizar  carências financeiras que este grupo alvo enfrenta, na aquisição de produtos específicos.
Alertou sobre a necessidade das pessoas encararem o albino, como um cidadão normal, capaz de desenvolver várias actividades, em prol do desenvolvimento de qualquer região do país, sem qualquer preconceito e discriminação, sobretudo no seio familiar, onde se caracteriza um abandono acentuado.
O representante provincial dos albinos, Jorge Missua, enalteceu a iniciativa de Mãos de Caridade, por juntarem os produtos que "vão de certo modo suprir as necessidades” dos albinos que na província são na sua maioria crianças.
 Reagindo às inquietações apresentadas, o director do gabinete provincial da Saúde, Viegas de Almeida, perspectiva criação de condições pelo  sector, em parceira com o centro óptico facilitar  o acesso a consultas grátis de pessoas portadoras de albinismo.
Reconhece que o facto da província estar desprovida de especialista em dermatologia  vai implicar  esforços para as estruturas centrais do sector firmarem convênios com outras unidades sanitárias baseadas em Luanda. A ideia é garantir uma presença periódica de médicos na província para realizarem consultas e tratamento aos albinos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões