Cultura

Associação de Música Cristã realiza primeiro festival gospel

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A Associação de Música Cristã de Angola, no Huambo, vai realizar, ainda este ano, naquela cidade, o primeiro festival provincial da música gospel. A informação foi prestada pelo delegado provincial da associação e organizador do evento, Gabriel Kamenhe, que já trabalha para acertos de todos os pormenores da actividade.

08/03/2023  Última atualização 09H50
Gabriel Kamenhe anunciou, para este ano, a realização, no Huambo, da festa de música gospel © Fotografia por: DR
Denominado "Festival provincial de coros”, o mesmo vai congregar os principais grupos corais de diferentes agremiações religiosas. O evento, que já foi adiado há dois anos, por causa dos problemas da Covid-19, a realizar-se-á no pavilhão multiusos da cidade baixa e conta com a presença de mais de 10 coros e suas bandas.

Muitos cantores gospel do país, com realce para Gui Destino e Elioth Kassoma, segundo o interlocutor do Jornal de Angola, também marcarão presença no evento. Esta realização vai ser a maior actividade gospel de todos os tempos na província e o objectivo é transformar este evento em nacional. 

O responsável da associação disse que a música gospel no Huambo goza de boa saúde, porque os músicos estão unidos e a associação dentro das suas possibilidades, também dá apoios aos mesmos quando precisam de um suporte de carácter profissional e não só, em todos os pontos do país. "A música gospel está a atravessar um grande momento, porque muitos artistas e grupos musicais já realizam concertos em muitos pontos do país, o que revela grande profissionalismo”, frisou Gabriel Kamenhe.

A Associação de Música Cristã de Angola, no Huambo, controla 20 músicos gospel associados, mas o número de cantores não se junta neste grupo, pois é muito superior, uma vez que em cada congregação religiosa e nos municípios existe gente a cantar este estilo.

A associação está nesse momento a divulgar as suas acções, conversando com os artistas da arte sacra, para se juntarem e tornar agremiação mais forte.

"Na Associação de Música Cristã de Angola além dos músicos, nela podem se juntar igualmente poetas, actores e outras formas de manifestar a arte de carácter religioso”, disse.

A associação surge para regular o movimento gospel no país e desempenha um papel grande na vida dos artistas, porque vai ajudar abrir portas a eles. "Lá onde o cantor não pode chegar, a associação usa os seus meios, para beneficiar o músico”, assegurou.

 

Impacto da música 

O responsável considerou que o impacto da música gospel na sociedade é muito grande, porque ela tem um poder de transformar a mentalidade das pessoas.

Segundo Gabriel Kamenhe, neste estilo musical é a palavra divina que acaba por invadir a vida das pessoas. "A música transforma comportamentos errados, pode tirar da má vida uma alma perdida nos vícios, ouvindo a música que apela ao bom comportamento, a pessoa pode mudar para melhor”, assegurou o interlocutor do Jornal de Angola.

Joaquim Kamenhe considerou a música gospel como uma grande arma poderosa da evangelização. Disse ainda ser o meio pelo qual se usa para a expansão da boa nova do reino e que, por vezes, fica mais fácil as pessoas seguirem a mensagem com melodia do que em discursos. Lembrou ainda que para fazer parte da associação, um dos requisitos dos artistas gospel, para além de pagar as quotas, é fazer parte de uma congregação religiosa. Este estilo tem muita aceitação na sociedade e é uma das mais consumidas pelas pessoas, é um estilo sem barreiras e qualquer pessoa ouve.

"As pessoas ouvem de forma livre este estilo musical, estando ou não ligadas a uma certa congregação religiosa, é consumida de forma voluntária”, acrescentou.

 

Shows gospel

Nos últimos tempos o número de shows subiu, apesar de não ser tanto para obter lucro, porque as pessoas do modo que pagam, pensam que por ser um espectáculo gospel, já não devem pagar as entradas, por ser mensagem da igreja.

"As pessoas realmente afluem aos concertos, mas o problema acontece na hora do pagamento que não é proporcional ao investimento”, disse.

O aparato musical e os gastos de um show de um cantor gospel é o mesmo de um músico não gospel, por isso não deve haver diferença de cobrança. O preçário habitual na província para concertos gospel, o máximo tem sido o valor de mil kwanzas.

Para inverter este quadro, o também cantor gospel prometeu trabalhar, para se conseguir melhor investimentos na área, independentemente da qualidade do espectáculo e subir gradualmente estes valores e dignificar a classe. "Os concertos gospel no Huambo, têm a mesma qualidade com a música secular, e porque o público-alvo acaba por ser o mesmo”, garantiu.

O responsável apelou, por outro lado, a toda a sociedade no sentido de encarar o concerto gospel de uma outra forma e não como um simples espectáculo de muito obrigado, porque também exige custos. No Huambo, em média mensal, são realizados três a quatro concertos gospel, ritmo que eleva a importância da música cristã.

"Apesar de todas as dificuldades que associação atravessa, a minha maior alegria, é o facto de que a música gospel é ouvida em todos os pontos da província”, acrescentou.

Disse igualmente que a associação está representada apenas nos municípios do Huambo, Bailundo e Caála e o maior desejo do responsável é de se estender aos restantes. É uma agremiação que trabalha em colaboração com a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), no sentido de também terem a carteira profissional, para facilitar o trabalho do artista.

Para um músico estar associado precisa apenas apresentar a cópia do bilhete de identidade, uma jóia de 2 mil e uma quota mensal de 700 kwanzas por mês.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura