Economia

Assinados cinco contratos de 354 milhões de dólares

Ana Paulo

Jornalista

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) assinou, ontem, em Luanda, cinco contratos de projectos avaliados em 354 milhões de dólares e dos quais vão resultar em 1.200 novos empregos.

18/05/2024  Última atualização 12H10
Arlindo Ngueva Narciso Chagas Rangel (à esquerda) assinou os contratos em nome da AIPEX © Fotografia por: francisco lopes | edições novembro

Os referidos projectos têm como principal foco a aposta na produção nacional, garantia de segurança alimentar, processo de exportação e diminuição da saída de divisas.

Os mesmos estão direccionados às áreas agroalimentar, hospitalar, indústria de transformação e de alumínio, energia solar e mobiliário. São resultados de parcerias com investidores nacionais e internacionais.

A sessão de assinatura foi rubricada pelo presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo Ngueva Narciso Chagas Rangel, e os respectivos representantes de cada projecto.

Segundo o Arlindo Rangel,  os projectos vão ao encontro dos objectivos do Executivo, com destaque para a segurança alimentar, que é abrangente aos vários sectores ligados às referidas iniciativas. "Começa a surtir efeitos a diplomacia que Angola tem vindo a desenvolver e aqui  assinaram-se contratos  em que 76 por cento representam Investimento Directo Estrangeiro”, afirmou.

De entre os contratos, destaca-se a construção de um Parque Industrial de Alumínio, na província do Bengo, com a empresa chinesa "Huatong”, que, numa primeira fase, garante um investimento de 250 milhões de dólares. O parque industrial vai focar-se na transformação de alumínio em produtos como lingotes, ligas, postes eléctricos, varas e chapas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia