Economia

Assinados 203 contratos para compra futura de bens

Ana Paulo

Jornalista

O Ministério da Economia e Planeamento registou, de Janeiro a Abril do corrente ano, a assinatura de 203 “Contratos de Compra Futura”, resultante da realização de 21 feiras, das 222 programadas para até Dezembro de 2022.

09/05/2022  Última atualização 07H00
Província do Huambo vai albergar a maior parte das feiras do PRODESI previstas para Maio © Fotografia por: DR

Os dados foram avançados pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) do  Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi, que exaltou os 203 "Contratos de Compra Futura” que transaccionaram 113 milhões de kwanzas.

No balanço semanal sobre o sector económico nacional, João Nkosi esclareceu que os "Contratos de Compra Futura” foram assinados em nove províncias do país, nomeadamente no Cuanza-Sul, onde foram feitas 78 feiras de produção nacional. Os demais contratos ocorreram nas províncias de Malanje (34), Benguela (25), Uíge (20), Luanda (19), Bié (14), Lunda-Sul (nove), Cunene (três) e Moxico (uma).

Esses compromissos ocorrem no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI). No sentido de dar continuidade ao programa, o Ministério da Economia e Planeamento programou, para este mês, 24 feiras de Produção Nacional, a decorrer nas províncias da Huíla, Huambo, Bié, Luanda, Luanda-Norte, Cuando Cubango e Cabinda.

A província do Huambo vai albergar a maior parte das feiras, que devem acontecer em simultâneo, a nível dos municípios da região, de acordo com João Nkosi. Destacou que no quadro do PRODESI continua o processo de cadastramento dos produtores no "Portal da Divulgação da Produção Nacional” (PPN) que em termos acumulados e desde a sua operacionalização foram atendidos 76.726 produtores nacionais, entre os quais 9.962 na semana passada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia