Política

Assinado memorando para electrificação de províncias

Fonseca Bengui | Washington

Jornalista

O Ministério da Energia e Águas e a empresa norte-americana Sun Africa assinaram, segunda-feira, em Washington, um memorando de entendimento para a implementação de um projecto de electrificação das sedes municipais e comunais das províncias do Cunene, Huíla, Cuando Cubango e Namibe.

22/09/2021  Última atualização 07H50
Ministro da Energia e Águas assinou o documento pelo país © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro | Washington
O memorando foi assinado à margem da visita que o Presidente João Lourenço efectua a Washington, a convite da Fundação Internacional de Conservação do Ambiente (ICCF).
Segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que rubricou o instrumento pela parte do Governo, a electrificação vai ser feita quer por soluções convencionais, com a extensão de linhas e construção de subestações, como também utilizando energia solar.

O projecto prevê, igualmente, a instalação de sistemas de abastecimento de água lá onde forem necessários.O ministro esclareceu que a Sun Africa vai mobilizar recursos junto do EximBank dos Estados Unidos, avaliados em cerca de 1.5 mil milhões de dólares, para cobrir as necessidades do projecto.

Esclareceu, ainda, que não há um horizonte temporal para a implementação do projecto, por se tratar, por enquanto, de um memorando de entendimento. Mas acredita que, pela experiência de trabalho com a Sun Africa, que está a implementar um projecto em Benguela, a execução pode começar dentro de um a dois anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política