Política

Assinado Acordo Tripartido de Facilitação do Corredor do Lobito

JA Online

Foi assinado o acordo tripartido de Facilitação do Corredor do Lobito, entre Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo, esta sexta-feira, na província de Benguela.

27/01/2023  Última atualização 11H49
© Fotografia por: DR

Momentos antes de assinar o acordo, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D'Abreu, referiu que Angola, República Democrática do Congo e a Zâmbia uniram-se como países irmãos para contribuírem para a facilitação do desenvolvimento do Corredor do Lobito e que o resultado atingido é fruto de um trabalho "árduo e pacientemente executado".

"Já não é tempo de assinarmos acordos que não dão frutos. É tempo de agirmos e materializarmos as oportunidades que estão ao nosso alcance", frisou.

Segundo o responsável angolano, este acto prevê um papel central na economia dos três países, possibilitando criar iniciativas que alavanquem e beneficiem as populações, sobretudo as que estejam abrangidas pelo corredor do Lobito e proporcionando uma rota mais eficaz e eficiente entre Angola, a RDC e a Zâmbia quer pela terra, quer pelo mar.

Ricardo Viegas D'Abreu acrescentou que a Agência para a Facilitação do Corredor do Lobito surge como uma Entidade Jurídica capaz de formar contratos, além de consolidar objectivos como o transporte de minerais processados ou não processados provenientes da região do Copper Belt, com destino à exportação internacional, também evita atrasos no que diz respeito ao transporte de mercadorias no nosso território.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política