Política

Assembleia-Geral da UIP encerra com promoção da imagem de Angola

A centésima quadragésima sexta Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar (UIP) realizada no World Exhibition Bahrain, em Manama, capital do Reino do Bahrein, encerrou, esta quarta-feira, com a exibição de um vídeo promocional com informações e imagens detalhadas sobre Angola.

16/03/2023  Última atualização 09H40
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, chefiou a delegação que participou no evento que reuniu representantes de 178 Parlamentos © Fotografia por: DR

Angola vai acolher, em Outubro deste ano, a 147ª da Assembleia-Geral da UIP, razão pela qual a organização aproveitou a ocasião para divulgar e promover o país sede da próxima reunião inter-parlamentar mundial.

Durante os quatro dias de actividade, que reuniu representantes de 178 Parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais, a delegação angolana chefiada pela sua presidente, Carolina Cerqueira, desenvolveu uma intensa jornada de diplomacia parlamentar, mantendo contactos com congéneres estrangeiras com as quais abordou questões relacionadas com a cooperação entre Angola e os respectivos países, bem como entre os Parlamentos.

Carolina Cerqueira aproveitou os encontros com as mais diversas sensibilidades para promover a imagem do país, dando a conhecer as realizações efectuadas pelo Executivo destinadas ao bem-estar social dos angolanos e as transformações políticas, que resultaram num Parlamento mais jovem, equilibrado em termos de género e onde a coexistência pacífica e partidária é uma realidade.

Para além da abordagem sobre a cooperação bilateral, Carolina Cerqueira deu, também, ênfase à necessidade da criação de grupos de amizade parlamentares com alguns países para, de uma forma mais activa se promover o intercâmbio e a troca de experiência.

Em destaque esteve também o stand de Angola, que, ao longo do evento, recebeu membros de todas as delegações presentes, com um fluxo diário de mais de 300 delegados ávidos em saber informações sobre o país, próxima paragem da UIP, em Outubro do ano em curso.

A delegação angolana aproveitou ainda o momento para recolher informações detalhadas sobre a organização do evento, "bebendo” da experiência do Bahrein para o êxito do conclave de Luanda.

Durante a 146ª Assembleia-Geral da UIP, os parlamentares abordaram, entre outras, questões relacionadas com a coexistência pacífica, tolerância, inclusão, crimes e a segurança contra crimes cibernéticos, mudanças climáticas, avanços das mulheres na política, juventude na mudança, catástrofes naturais e saúde global.

Em abordagem constou ainda o reforço sobre a legislação climática para reduzir as emissões de gás carbono e o apoio para uma transição de energias limpas.

Os parlamentares aprovaram, entre outros documentos, uma resolução na qual apelam ao diálogo como via para o fim dos conflitos armados no mundo, particularizando o caso da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Aprovaram, também, a criação de uma task force, como o único interlocutor, para o acompanhamento da situação na Ucrânia, bem como para ajudar no diálogo entre os dois países membros da organização.

A União Inter-parlamentar é composta por 178 Parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas.

  Gastrodiplomacia

A delegação angolana à Assembleia-Geral da UIP aproveitou o maior evento parlamentar do mundo para, no Balcão Promocional de Angola, realizar acções de gastrodiplomacia.

O evento, uma estratégia de política exterior, é destinada a promover a imagem do país por via da sua gastronomia. Trata-se de uma valiosa ferramenta para "vender”, de maneira positiva e inovadora, o rosto de um país no estrangeiro, permitindo, assim, atrair investimento privado e turismo com os benefícios daí resultantes na melhoria do bem-estar dos seus habitantes.

 Foi tendo isso em devida conta que, ao longo da 146ª Assembleia da UIP, a Assembleia Nacional amparou-se, também, na gastrodiplomacia para apresentar a "identidade nacional única de Angola”. Deste modo, no Balcão Promocional de Angola, os cerca de 1700 delegados a 146ª Assembleia da UIP puderam tomar contacto com vários motivos gastronómicos e culturais de Angola.

 Os delegados foram unânimes em considerar que o Balcão Promocional de Angola foi um verdadeiro sucesso,  permitindo, por um lado, que fosse promovido eficientemente a 147ª Assembleia da UIP, a decorrer em Outubro, em Luanda. Por outro lado, o Balcão Promocional permitiu, ainda, que muitos delegados e barenitas conhecessem Angola através da sua gastronomia, da sua indumentária tradicional e dos hábitos e costumes da sua população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política