A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O Assalto ao Carnaval de Luanda, edição 2023, realiza-se no próximo dia 17 de Setembro, às 16h00, no largo 1º de Maio, na Avenida Deolinda Rodrigues, na capital do país, inserido nas celebrações do Centenário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se comemora no mesmo dia.
A informação foi avançada, terça-feira, na escola Njinga Mbande, pelo vice-presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), Diogo Colombo, durante um encontro com os responsáveis dos grupos carnavalesco.
Diogo Colombo afirmou que uma das grandes novidades da próxima edição do Carnaval de Luanda será o regresso à Marginal da Praia do Bispo, dois anos depois, dos desfiles competitivos das três classes, nomeadamente a C (Infantil) no dia 18 de Fevereiro de 2023, e B e A (Adultos) nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2023, respectivamente.
Outro novidade anunciada pelo vice-presidente da APOCAL para a próxima edição do Entrudo é o regresso da percussão ao vivo, ao contrário de músicas gravadas, que nos últimos desfiles são apresentadas em play back. Essa proposta da APROCAL inquietou alguns responsáveis de grupos carnavalescos que dizem não estarem ainda em condições para voltarem a apresentarem música ao vivo no desfile do Carnaval.
Os responsáveis dos grupos pediram a APROCAL algum tempo para que possam reunir e analisar a questão do regresso da música ao vivo nos desfiles do Carnaval luandense.
Em resposta, Diogo Colombo disse que "o assunto é sério porque que há muito que a associação vem avisando aos grupos que vamos voltar ao Carnaval ao vivo, como se dançava o Carnaval nos anos 1980, na Marginal de Luanda”.
Da programação do Carnaval edição 2023 consta para o período de 10 a 24 de Setembro deste ano, a realização de várias actividades na província de Luanda para assinalar o 27º aniversário da Associação Provincial do Carnaval de Luanda.
O programa prevê, ainda, para o período de Julho deste ano a Janeiro de 2023, a realização de Feiras Municipais do Carnaval, nos municípios e Distritos Urbanos de Luanda, e a 22 de Fevereiro do próximo ano, a realização de "Oficinas dos Estilos Padrões do Carnaval de Luanda”.
Em Outubro próximo, a APROVAL vai realiza a Leguilha, o desfile de apuramento de grupos carnavalescos para a classe B (adultos), às 14h00, no Campo da Subzona 14, no Bairro Golfe II, município do Kilamba Kiaxi, e em Novembro, a gravação das canções do Entrudo.
Balanço positivo
O secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira "Delon”, considerou positivo a realização da edição 2022 do Carnaval de Luanda, realizada no formato Live, no Centro de Produção da TPA, no Camama, no município do Talatona, em Luanda.
Apesar de reconhecer que o propósito da associação não era de realizar o desfile no formato Live, Delon aproveitou a ocasião para felicitar os responsáveis dos grupos carnavalescos de Luanda pelo grande sacrifício que fizeram para que o desfile acontecesse, apesar das restrições impostas pela Covid-19, na altura.
A organização do Carnaval, disse, criou condições no sentido de os grupos carnavalescos mostrarem as suas coreografias e canções, pois embora a chuva que caiu horas antes do desfile competitivo dos adultos ter retirado algum brilho a festa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.