Cultura

Assalto ao Carnaval-2023 acontece a 17 de Setembro

Mário Cohen

Jornalista

O Assalto ao Carnaval de Luanda, edição 2023, realiza-se no próximo dia 17 de Setembro, às 16h00, no largo 1º de Maio, na Avenida Deolinda Rodrigues, na capital do país, inserido nas celebrações do Centenário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se comemora no mesmo dia.

09/06/2022  Última atualização 09H35
Depois de duas experiências no formato Live, Carnaval de Luanda pode regressar à Marginal © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro

A informação foi avançada, terça-feira, na escola Njinga Mbande, pelo vice-presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), Diogo Colombo, durante um encontro com os responsáveis dos grupos carnavalesco.

Diogo Colombo afirmou que uma das grandes novidades da próxima edição do Carnaval de Luanda será o regresso à Marginal da Praia do Bispo, dois anos depois, dos desfiles competitivos das três classes, nomeadamente a C (Infantil) no dia 18 de Fevereiro de 2023, e B e A (Adultos) nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2023, respectivamente.

Outro novidade anunciada pelo vice-presidente da APOCAL para a próxima edição do Entrudo é o regresso da percussão ao vivo, ao contrário de músicas gravadas, que nos últimos desfiles são apresentadas em play back. Essa proposta da APROCAL inquietou alguns responsáveis de grupos carnavalescos que dizem não estarem ainda em condições para voltarem a apresentarem música ao vivo no desfile do Carnaval.

Os responsáveis dos grupos pediram a APROCAL algum tempo para que possam reunir e analisar a questão do regresso da música ao vivo nos desfiles do Carnaval luandense.

Em resposta, Diogo Colombo disse que "o assunto é sério porque que há muito que a associação vem avisando aos grupos que vamos voltar ao Carnaval ao vivo, como se dançava o Carnaval nos anos 1980, na Marginal de Luanda”.

Da programação do Carnaval edição 2023 consta para o período de 10 a 24 de Setembro deste ano, a realização de várias actividades na província de Luanda para assinalar o 27º aniversário da Associação Provincial do Carnaval de Luanda.

O programa prevê, ainda, para o período de Julho deste ano a Janeiro de 2023, a realização de Feiras Municipais do Carnaval, nos municípios e Distritos Urbanos de Luanda, e a 22 de Fevereiro do próximo ano, a realização de "Oficinas dos Estilos Padrões do Carnaval de Luanda”.

Em Outubro próximo, a APROVAL vai realiza a Leguilha, o desfile de apuramento de grupos carnavalescos para a classe B (adultos), às 14h00, no Campo da Subzona 14, no Bairro Golfe II, município do Kilamba Kiaxi, e em Novembro, a gravação das canções do Entrudo.

Balanço positivo

O secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira "Delon”, considerou positivo a realização da edição 2022 do Carnaval de Luanda, realizada no formato Live, no Centro de Produção da TPA, no Camama, no município do Talatona, em Luanda.

Apesar de reconhecer que o propósito da associação não era de realizar o desfile no formato Live,  Delon aproveitou a ocasião para felicitar os responsáveis dos grupos carnavalescos de Luanda pelo grande sacrifício que fizeram para que o desfile acontecesse, apesar das restrições impostas pela Covid-19, na altura.

A organização do Carnaval, disse, criou condições no sentido de os grupos carnavalescos mostrarem as suas coreografias e canções, pois embora a chuva que caiu horas antes do desfile competitivo dos adultos ter retirado algum brilho a festa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura