Sociedade

Assaltantes de apartamentos detidos na centralidade 44

André da Costa|

Jornalista

Um total de oito adolescentes com idades compreendidas entre 16 e 17 anos foram detidos e apresentados à Comunicação Social, pela Polícia Nacional, por supostamente, assaltarem apartamentos na Centralidade do Quilómetro 44, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

01/04/2024  Última atualização 09H09
Vários artigos furtados foram recuperados pela Polícia e devolvidos aos proprietarios © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

O acto de apresentação pública dos acusados, decorreu ontem, na Esquadra da Centralidade do Quilómetro 44 e contou com a presença do delegado e comandante municipal da Polícia Nacional de Icolo e Bengo, superintendente Mateus Vasco.

Os acusados entravam nos apartamentos na calada da noite ou mesmo durante o dia, aproveitando a ausência dos proprietários, e furtavam telefones, tabletes, televisores plasmas, botijas de gás, pastas diversas com documentos e metiam-se em fuga, segundo a Polícia. O porta-voz da Polícia em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, disse que dos oito detidos, cinco são jardineiros, que ocupam os tempos livres cuidando de plantas nos arredores, e de noite se tornavam assaltantes que escalavam os apartamentos e roubavam.

Para concretizar as acçções, os acusados, que vivem nas proximidades da Centralidade, agiam de forma concertada, sendo que havia quem subia nas árvores e controlava o movimento da Polícia, e outros que entravam nos apartamentos e retiravam os bens. Adiantou que os acusados, de noite, praticavam também furtos no interior das viaturas, onde retiravam rádio, bateria, placas electrónicas e outros instrumentos para posteriormente revenderem, sendo que dos oito detidos, três são reincidentes nestas práticas.

Nestor Goubel, explicou, que um dos acusados, foi detido em flagrante delito dentro de um apartamento, onde estava a roubar electrodomésticos, e foi visto pelos vizinhos, que chamaram a Polícia, que o deteve num dos quartos, onde se trancou na tentativa de se esconder.

Célio Mateus, residente na Centralidade, recebeu das mãos da Polícia, a sua bateria, retirada na madrugada de sexta-feira, pelos acusados, quando estava a dormir, tendo se mostrado satisfeito pela prontidão das forças em ver restituída a sua bateria.

Madalena Ribeiro, moradora, recebeu os três tablets, furtados na madrugada do dia 3 do mês passado, no seu apartamento. A moradora disse que os meliantes levaram ainda uma pasta com documentos pessoais, que foi difícil de tratar uma segunda via.  

 
Rixas entre estudantes

A Polícia Nacional está a fazer todos os esforços no sentido de proceder a detenção de um grupo de marginais não identificados, que nos arredores da Escola Primária nº 6082, localizado no Zango 5.000, tem praticado rixas e exigido valores monetários e outros artigos de valor aos estudantes, em troca de protecção.

Nestor Goubel disse que naquele estabelecimento de ensino, tem ocorrido rixas entre alunos fora da instituição, as sextas-feiras, sendo que a corporação trabalha para determinar a designação do grupo e seus integrantes.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade