Cultura

As vivências de Pedro Nguvulo retratadas em obra literária

Manuel Albano

Jornalista

As vivências de um jovem ávido de apreender novos conhecimento e partilhar experiências socioculturais são os focos do livro “Isla de la Juventud- Memórias de um bolseiro em Cuba”, de Pedro Luís Nguvulo, que está no mercado literário de forma física e digital, desde Maio de 2022.

24/05/2023  Última atualização 09H00
Escritor Pedro Luís Nguvulo durante a cerimónia de assinatura de autógrafos do livro em Londres © Fotografia por: DR

Em declarações, terça-feira, ao Jornal de Angola, via Whatsap, o autor explicou que o livro conta histórias e factos reais sobre as suas vivências e de outros meninos bolseiros em Cuba, nos finais da época de 1980, onde permaneceu durante seis anos.

O também antigo presidente da Brigada Jovem de Literatura em Cuba explicou que o livro autobiográfico narra  vários acontecimentos enquanto estudante bolseiro em Cuba.

Nas palavras de Alcino Francisco, jornalista radicado em Londres, mais do que um livro que retrata os romances próprios da idade da juventude, este livro é um documento histórico que serve para memória futura sobre o que aconteceu nas relações entre Cuba e Angola no período após a independência.

Contada na primeira pessoa e com uma preciosa descrição de detalhes, Isla de la Juventud conduz o leitor para um período e um lugar que têm em comum milhares de jovens angolanos que tiveram o mesmo percurso académico.

Trata-se de um compêndio que ajuda a melhor entender o quotidiano dos jovens angolanos que fizeram parte da sua formação naquele país do Continente Americano. É, pois, de esperar que o livro Isla de la Juventud possa captar o interesse de historiadores e de bibliotecas públicas, quer em ambos os países, quer mesmo em outros países de Língua Portuguesa que conquistaram a independência no mesmo período.

Pedro Domingos Luís Nguvulo, de pseudónimo literário "Ned-Lay”, é natural de Malanje e residente em Londres. É licenciado em Economia Global, tendo viajado para "Isla de la Juventud”, em Cuba, em 1984. Concluiu o ensino secundário na Esbec nº 47, Leovigildo Ramirez Batista, e subsequentemente frequentou o curso médio de Contabilidade no Instituto Politécnico №26, Inti Peredo, ambos na Ilha da Juventude. Regressou a Angola em 1990. A paixão pela escrita começou com a poesia na Ilha da Juventude, onde lhe foi outorgado  certificado de reconhecimento na categoria de poesia, pela Direcção Municipal de Cultura da Ilha da Juventude, no III encontro de escritores, em 1989. Foi presidente da Brigada Jovem de Literatura, no Instituto Politécnico Inti Peredo, e correspondente estudantil do Jornal local  "Periódico Victoria”.

Em Londres, trabalhou como assistente do Sector de Imprensa na Embaixada de Angola no Reino Unido, entre 2008 e 2013. De 2018 a 2022, trabalhou para o Barclays Bank. Actualmente trabalha para o Eurostar International.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura