Angola e o Reino de Espanha estabeleceram relações a partir de 1987, com a assinatura de um Acordo Geral de Cooperação, em Maio daquele ano, reforçado, em Novembro do mesmo ano, com o Acordo Complementar.
De lá para cá, a cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola. São mais de 60 companhias a operar no país em distintos sectores.
Na Construção, por exemplo, destaca-se a empresa que ergueu os hospitais de Menongue (Cuando Cubango), Cuito (Bié) e a que está a finalizar as obras do Hospital Geral de Ondjiva (Cunene). No sector do Ensino Superior, a Universidade Internacional do Kwanza instalou-se na cidade do Cuito, com licenciaturas nas Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas (com destaque para o Direito e Jornalismo) e Ciências da Educação.
Nos Transportes, a Espanha está a financiar a reconstrução do troço ferroviário Zenza-Cacuso, que liga a província de Malanje, além do projecto de controlo do espaço aéreo. No sector da Defesa, está a construir e a entrega está para breve três aeronaves Airbus do modelo C-295 para controlo e vigilância marítima.
Com estas e outras acções, facilmente se pode concluir que as relações entre Angola e Espanha são muito boas.
Mas como também defendeu o Presidente João Lourenço ao diário ibérico ABC, no âmbito da visita que o Rei de Espanha efectua, desde ontem, a Angola, estas relações "podem ser ainda melhores”, até porque Angola oferece muitas oportunidades para o investimento. O ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha, José Manuel Albares, reconheceu que são apresentadas ao seu país "oportunidades muito atractivas” no campo educacional e cultural.
O Chefe de Estado angolano apontou uma outra área em que a Espanha também pode investir, o das energias renováveis, ajudando assim o país a completar a transição energética. Com efeito, é possível que, entre os vários instrumentos jurídicos a serem assinados, no âmbito da visita do Rei Felipe VI a Angola a primeira a um país da África Subsaariana –, esteja um acordo no domínio das energias renováveis.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA guerra de libertação nacional, iniciada em 1961, nos territórios que constituíam as chamadas “províncias ultramarinas”,produziu traumas que são observáveis nos dispositivos através dos quais os portugueses veiculam a sua memória colectiva.
O mais recente relatório do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, acresce a possibilidade de o futuro califado do Estado Islâmico – também conhecido por Daesh, sigla em árabe ou ainda Isis, sigla em inglês – vir a ser fundado no continente africano, reforçando as declarações feitas em Outubro de 2022 por Martin Ewi, especialista no Conselho de Segurança da ONU que já foi responsável pelo Programa de Combate ao Terrorismo da União Africana.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.