Sociedade

As ofertas nas unidades hoteleiras e o movimento nas estradas do país

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A província do Huambo, particularmente a "Cidade Vida", também foi o destino de muitos turistas no fim-de-semana prolongado da Páscoa. As unidades hoteleiras registaram lotação máxima, desde a última quinta-feira. Numa ronda realizada pelo Jornal de Angola, confirmou-se que a maior parte dos hotéis do Huambo registou uma taxa de ocupação de cem por cento.

01/04/2024  Última atualização 07H12
Hotéis com mais hóspedes © Fotografia por: DR

A directora do Hotel Ritz Roma do Huambo, Lurdes António, confirmou que a unidade teve uma ocupação de cem por cento, com hóspedes maioritariamente provenientes de Luanda. O Ritz Roma é uma unidade de três estrelas, com 57 quartos, um restaurante e uma sala de eventos.

A responsável daquela unidade hoteleira acrescentou que que muitos dos hóspedes que recebeu são cidadãos estrangeiros que escolheram as terras de Katyavala, Ekuikui e Wambu Kalunga para desfrutar das belezas turísticas da região e outros por motivos de negócios.

 
Turismo interno

Lurdes António realçou que, nos últimos tempos, o turismo interno está a crescer, porque há muitos visitantes nacionais que saem de vários pontos com destino ao Huambo para conhecer os locais turísticos, com destaque para o Morro Moco, o Monte Luvili, as Águas Quentes e outros lugares de atracção.

Apesar de tudo, os turistas estrangeiros continuam a dominar o nível de ocupação no Hotel Roma. A responsável destaca que entre os estrangeiros mais recebidos, a maioria é de nacionalidade sul-africana, seguidos por portugueses, americanos e chineses.

O Hotel Nova Estrela registou, igualmente, uma taxa de ocupação de cem por cento, como confirmou a sua responsável, Manuela Patrício. Aquela unidade, com 36 quartos, recebeu pessoas de vários pontos do país, com maior destaque para Luanda.

Luís Martins, director do Hotel Ekuikui, disse que apesar de não ter atingido a ocupação total, durante o feriado e o fim-de-semana, registou muito movimento de hóspedes, o que não acontece sempre.

A unidade, com capacidade de 70 quartos, teve uma ocupação acima de 40 por cento, mas a restauração registou maior fluxo de clientes, porque a cidade ficou, igualmente, movimentada, com a presença de muitas pessoas que viajaram para o Huambo.

Luís Martins justificou que, devido às dificuldades que se registam na estrada Huambo-Luanda, cada vez mais degradada, diminuiu o fluxo de pessoas que tinham tendência de viajar, já que o trajecto ficou mais prolongado, o que inibe quem desejava fazer uma visita rápida.

Costino Bota, vindo da capital do país, disse que gosta de viajar para a província do Huambo por ter um ambiente e clima tranquilo. Deseja conhecer os vários pontos turísticos da província, o que o fará voltar, muitas vezes, para explorar o turismo. "O Huambo é um lugar diferente e propício para estar com a família em lazer e explorar melhor os fortes pontos turísticos”, disse Costino Bota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade