O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Uma exposição colectiva de arte, intitulada “As Máscaras do Corpo”, composta por um conjunto de obras dos artistas Alice Marcelino, Ana Silva, Gabriela Noujaim, Gonçalo Mabunda, Keyezua, Mário Macilau e Fidel Évora, é inaugurada hoje, às 18h00, na Galeria Movart, em Lisboa.
A exposição "As Máscaras do Corpo”, que fica patente até 10 de Fevereiro de 2023, reúne um conjunto de artistas do acervo da galeria em que a representação do corpo pode ser entendida como uma associação de reflexões sobre as diversas modalidades da corporalidade com que nos expressamos e sobre a qual nos interrogamos.
No texto de apresentação da mostra, o curador João Silvério refere que a selecção de obras para a exposição colectiva, de Alice Marcelino, Ana Silva, Gabriela Noujaim, Gonçalo Mabunda, Keyezua, Mário Macilau e Fidel Évora, numa ocupação de todo o espaço interior e exterior da galeria, pretende dar a ver diferentes propostas artísticas como ensaios visuais sobre a condição humana, num sentido especulativo e exploratório da sensibilidade do observador, confrontando-nos com linguagens e registos de autores referenciais que transitam entre memórias diversas, e diferentes meios de expressão artística.
Este sentido interrogativo é presente numa geografia multifacetada que se afasta de uma ideia de generalização sobre a prática artística, e como refere Débora Almeida Ferreira acerca da arte africana "partindo de um ponto de vista eurocêntrico, é concebida uma ideia equivocada de uma arte africana única e homogénea: máscaras, estatuetas, músicas e danças, que uma vez já foram depreciadas por serem consideradas primitivas, tornou-se aos olhos europeus um objecto de puro exotismo, tanto pelo uso de diferentes materiais, como pela sua técnica, desenho e estilo correspondente a cada localidade.”
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.