Qualquer partido ou político que não penetra no mais absoluto âmago do Marketing político ou eleitoral, não domina, nem os aplica, vai ser, “tarde ou cedo”, derrotado do “tapete político” no primeiro round, recebendo um K.O. e experimentando dores intermináveis. Portanto abdicar destas ferramentas (Marketing Político e Eleitoral) constitui um desacerto de estratégia política. Mas conhecê-laspressupõe estudá-las enquanto conhecimento científico.
A comissão do Congresso norte-americano que investiga a invasão do Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, numa tentativa de apoiantes do ex-Presidente de impedir a certificação dos resultados das eleições presidenciais de Novembro de 2020, obteve quarta-feira um dos mais importantes depoimentos de testemunhas e que pode ser decisivo para incriminar Donald Trump.
– «As eleições não são um jogo!» – afirmou a senhora do canto da sala. Cenho franzido e cara de poucos amigos, via-se que encarava o assunto como muito sério e não estava para brincadeiras. Mas o jovem insistiu:
– «Mas não é um jogo como!? No final o objectivo é haver um vencedor!!»
E lá estava o Cali de novo "em jogo”...! Provocador. Informal. Uma semana depois de o termos encontrado no Longa. Seguimos um cartaz que convidava para um debate no Elinga e um dos animadores era ele. Fomos assistir.
– «Mas o vencedor não o deveria ser por vencer um jogo... Mas sim porque através da proposta que apresenta ao eleitorado – ou por outros méritos que lhe sejam reconhecidos – o convenceu que era a melhor opção. As eleições têm que ser um processo limpo e transparente, em que o sentido último é o interesse público…».
A interlocutora era "brava”. Meia-idade, algumas brancas a sobressair na farta cabeleira, e com ideias muito reflectidas sobre o tema eleitoral. Dona Tininha, como era conhecida, continuou:
– «O jogo dá sempre azo a trapaças, a "espertezas”, a encenações. Não, as eleições não devem ser um jogo e também não devem ser um espectáculo. O problema é que esse momento passou a ser encarado apenas como uma oportunidade para se obter o poder, como se este fosse algo em si e não apenas um meio para satisfazer os anseios da maioria da população. É verdade que qualquer jogo tem regras, mas na grande maioria deles, não só elas têm alguma elasticidade, como os intervenientes estão sempre a tentar induzir o adversário no engano, com o fito de daí tirar alguma vantagem».
Cali era um animador. Interpelava. Nem sempre porque não estivesse de acordo com o que ouvia, mas para incitar a que os argumentos se esclarecessem…
– «Mas então não é isso mesmo que se tem que fazer, Dona Tininha: convencer o eleitorado que somos os melhores?».
– «É claro que o objectivo é esse , mas com propostas concretas para o ciclo de governação para o qual estão a concorrer. Todos os que se apresentam na linha de partida, deveriam estar preparados para discutir os assuntos que nos preocupam, e não centrar-se em ataques aos adversários e frases bonitas que, na maioria das vezes, não querem dizer nada. O que vemos habitualmente são acusações. Como cortinas de fumo que procuram esconder o que (não) fizeram, ou que não têm ainda consolidado como programa a oferecer».
– «Ah, lá está!!» – retorquiu com um largo sorriso nos lábios o Cali – «”na linha de partida…”! Como vê, está a propor uma corrida!!».
Dona Tininha, professora, não pôde deixar de perceber o sentido do sorriso do jovem Cali. Sorriu também e esclareceu:
– «Até posso estar, mas uma corrida não é um jogo. E se é verdade que há factores genéticos que dão vantagens a alguns, nelas, o mais importante é, sem margem para dúvidas, a preparação. A seriedade com que se encarou a competição e se estruturou a equipa. Com que se fez o estudo, o planeamento. E se predispôs aos sacrifícios necessários para que se chegue ao dia da prova nas melhores condições. Numa corrida é mais difícil a batota e não é o espectáculo que determina o vencedor».
– «Quem está mais bem preparado ganha! né, Prófe?».
– «Quase sempre, caro Cali. Nas corridas as regras são muito claras, controláveis por todos, transparentes. É claro que o controlo de dopagem exige sempre que haja órgãos independentes que analisem cada um dos intervenientes para ver se não usam meios ilícitos para tirar vantagem. Mas tudo perfeitamente definido, o que é permitido e o que não é. É isso que eu gosto no atletismo: a clareza de procedimentos. Nos – jogos há sempre um papel demasiado importante dos árbitros que, apesar das regras, têm sempre uma enorme margem de interpretação e podem (mesmo sem intenção deliberada), falsear os resultados. E há muitas situações em que os jogadores têm margem para cometer ilícitos que os árbitros dificilmente poderão ver».
– «Mas, Dona Tininha, não acha que o nosso processo eleitoral está bem regulado? Afinal temos a Constituição da República, a Lei dos Partidos Políticos, a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais…!».
– «Eu sei. A questão está em traduzir e aplicar na prática o que lá está, como por exemplo os artigos 63 e 64 dessa última, onde se garante que todos devem desenvolver a campanha em igualdade de circunstâncias e ter igualdade de tratamento..».
– «Xê, Kota!?, não me faça rir… Igualdade de quê?».
– «Também me rio, às vezes!, Só que se não formos todos nós, os eleitores, a exigir que as leis se cumpram, elas serão pouco mais que uns rabiscos no papel. A responsabilidade é nossa, dos cidadãos».
Já era tarde, tivémos mesmo que sair, preocupados! Mas percebemos que o tema do debate era decisivo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginComeçou em Lisboa a grande anferência sobre os oceanos. Tem muita gente. Tem a herança macabra que gerações e gerações de políticos deixaram acontecer a benefício de inventário para as gerações futuras que arriscam assistir à subida dos oceanos, o aquecimento maior e quase o fim da vida.
Faltam a partir de hoje 55 dias para os angolanos exercerem o seu direito de voto. No dia 24 de Agosto, todos os caminhos dos cidadãos maiores de 18 anos vão parar à mesa de escrutínio. As listas iniciais dos candidatos, segundo uma fonte ligada ao processo, estão colocadas “ab aeterno” e, em princípio, até dia 5 de Julho, os partidos concorrentes devem suprir as insuficiências, caso haja.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid, informou esta sexta-feira a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Dois meses depois de ter sido internada, no Hospital Josina Machel, Eva Faria Lourenço, uma adolescente que tinha vários nódulos cruzados nos seios, já foi operada, quarta-feira(30), numa intervenção que durou cerca de cinco horas.
A CASA-CE apresenta, publicamente, o seu manifesto eleitoral e programa de governo apenas no dia 9 de Julho, durante um acto político de massas a ter lugar em Luanda, refere uma nota da coligação enviada ao Jornal de Angola.
O Governo prevê realizar um censo piloto em 2023, um ano antes do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) a ser realizado em 2024, informou quarta-feira(30), em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.