Desporto

Artur de Almeida e Silva concorre sem opositores

António Cristóvão

Jornalista

O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida e Silva, é o único candidato à presidência de direcção da Cosafa, cujo sufrágio realiza-se no próximo dia 14 deste mês, na Namíbia, durante a Assembleia-geral eleitoral da instituição que rege a modalidade na África Austral.

01/05/2022  Última atualização 07H55
© Fotografia por: DR

A informação foi apurada, nesta sexta-feira, pelo Jornal de Angola, no sítio electrónico do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (Cosafa), após a divulgação das listas dos concorrentes à direcção da entidade regional.

Além de Artur de Almeida e Silva, Said Ali Said Athouman, das Ilhas Comores,  candidatou-se para vice-presidente da instituição.

Para membros ordinários do Comité Executivo, candidataram-se Timothy Shongwe, de e-Swatini, Kiba Mohoanyane (Lesotho), Andrianony Victorien (Madagáscar), Walter Nyamilandu-Manda (Malawi), Faizal Sidat (Moçambique), Solandranja Mahamatova (Madagáscar), Anastasia Tshichlas (África do Sul) e Brenda Kunda (Zâmbia).

De acordo com os Estatutos da Cosafa e o Código Eleitoral, todas as candidaturas foram examinadas pelo Órgão Eleitoral e avaliadas independentemente pelo Sub-Comité de Revisão de Governança da entidade.

O  "JA" confirmou  que Artur de Almeida e Silva e os restantes concorrentes foram considerados elegíveis para o sufrágio pelo Sub-Comité de Revisão de Governança.

Segundo os regulamentos da Cosafa, pelo menos um cargo deve ser preenchido por uma mulher no Comité Executivo e estão na corrida Solandranja Mahamatova, do Madagáscar, Anastasia Tshichlas (África do Sul) e Brenda Kunda (Zâmbia).

O vencedor do escrutínio vai substituir o zimbabweano Phillip Chiyangwa, no cargo desde Dezembro de 2016.

A Cosafa é uma instituição filiada da Confederação Africana de Futebol (CAF) e organiza, anualmente, competições regionais na África Austral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto