Cultura

Artistas recordam a vida e obra de Neto em festival no Talatona

Armindo Pereira

Jornalista

A 5º edição do “Festival Artístico - Literário e Cultural de Talatona” reuniu vários artistas segunda-feira, no Instituto Politécnico Privado de Gestão de Hotelaria e Turismo “Francisco Santos”, em Luanda, que recordaram a vida e obra de Agostinho Neto, inserido nas celebrações do dia do Herói Nacional, comemorado a 17 de Setembro.

27/09/2023  Última atualização 12H50
© Fotografia por: DR

A actividade, uma iniciativa da Administração Municipal de Talatona, é realizada anualmente para saudar o dia de nascimento do fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola.

Durante o encontro, vários artistas juntaram-se no palco. A dupla Palmira e Rosalina, membros da Brigada Jovem de Literatura de Angola, foi a primeira a subir ao palco para recitar o poema intitulado "Neto”, levando o público a uma reflexão sobre a obro poética de Agostinho Neto.

O momento a seguir foi de trova, com o conjunto "Os Sublimes”, composto por quatro elementos, e o músico Joel que ao som da guitarra cantaram e encantaram a plateia. De seguida, o grupo de teatro "Twuizana” brindou os presentes com uma peça de teatro que retrata o quotidiano angolano.

Um outro momento foi reservado para a projecção de um documentário sobre a vida e obra de Agostinho Neto. O responsável da Cultura da Administração municipal do Talatona, Jorge Marques "Jonh Belas”, em 20 minutos, explicou aos presentes sobre o surgimento do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) e sobre a proclamação da Independência de Angola.

Na ocasião, o administrador adjunto para área técnica, Mauro Lucas, disse, à imprensa, que o festival visa lembrar a figura de Neto. "Estas festividades acontecem todos os anos e o maior objectivo é dar a conhecer a nossa juventude sobre os feitos do primeiro Presidente de Angola”.

Maura Lucas disse que desde a primeira edição, a Administração de Talatona tem tido um maior engajamento para que todos anos se realiza. o "Festival Artístico -Literário e Cultural de Talatona” e os municípios, a nível do Talatona tem feito o mesmo.

"Nas próximas edições esperamos trazer mais coisas novas e continuar a promover o evento e dar uma maior abertura”.

O director do Instituto Politécnico Privado de Gestão de Hotelaria e Turismo "Francisco Santos”, Abel Garcia, realçou que é a segunda vez que a instituição que dirige acolhe este festival, acrescentando que a iniciativa da Administração é louvável.

"É uma honra pela segunda vez receber estas festividades aqui no nosso estabelecimento de ensino e poder transmitir aos estudantes a história sobre a vida e obra de Agostinho Neto”.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura