A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
A 5º edição do “Festival Artístico - Literário e Cultural de Talatona” reuniu vários artistas segunda-feira, no Instituto Politécnico Privado de Gestão de Hotelaria e Turismo “Francisco Santos”, em Luanda, que recordaram a vida e obra de Agostinho Neto, inserido nas celebrações do dia do Herói Nacional, comemorado a 17 de Setembro.
A actividade, uma iniciativa da Administração Municipal de Talatona, é realizada anualmente para saudar o dia de nascimento do fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola.
Durante o encontro, vários artistas juntaram-se no palco. A dupla Palmira e Rosalina, membros da Brigada Jovem de Literatura de Angola, foi a primeira a subir ao palco para recitar o poema intitulado "Neto”, levando o público a uma reflexão sobre a obro poética de Agostinho Neto.
O momento a seguir foi de trova, com o conjunto "Os Sublimes”, composto por quatro elementos, e o músico Joel que ao som da guitarra cantaram e encantaram a plateia. De seguida, o grupo de teatro "Twuizana” brindou os presentes com uma peça de teatro que retrata o quotidiano angolano.
Um outro momento foi reservado para a projecção de um documentário sobre a vida e obra de Agostinho Neto. O responsável da Cultura da Administração municipal do Talatona, Jorge Marques "Jonh Belas”, em 20 minutos, explicou aos presentes sobre o surgimento do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) e sobre a proclamação da Independência de Angola.
Na ocasião, o administrador adjunto para área técnica, Mauro Lucas, disse, à imprensa, que o festival visa lembrar a figura de Neto. "Estas festividades acontecem todos os anos e o maior objectivo é dar a conhecer a nossa juventude sobre os feitos do primeiro Presidente de Angola”.
Maura Lucas disse que desde a primeira edição, a Administração de Talatona tem tido um maior engajamento para que todos anos se realiza. o "Festival Artístico -Literário e Cultural de Talatona” e os municípios, a nível do Talatona tem feito o mesmo.
"Nas próximas edições esperamos trazer mais coisas novas e continuar a promover o evento e dar uma maior abertura”.
O director do Instituto Politécnico Privado de Gestão de Hotelaria e Turismo "Francisco Santos”, Abel Garcia, realçou que é a segunda vez que a instituição que dirige acolhe este festival, acrescentando que a iniciativa da Administração é louvável.
"É uma honra pela segunda vez receber estas festividades aqui no nosso estabelecimento de ensino e poder transmitir aos estudantes a história sobre a vida e obra de Agostinho Neto”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.